Passfolio

Qual é a novidade em saber que mais um jogador de futebol famosos ou até lutadores de MMA começou a ganhar o seu salário em criptomoeda? Está cada vez mais comum lermos nos sites dos famosos, que eles passaram a receber os seus salários em criptomoedas. Nessa matéria damos 8 bons motivos para você desejar receber o seu salário em criptomoedas

Mas quais são as vantagens em receber em criptomoedas? Existem oito boas vantagens para você desejar receber o seu salário em criptomoedas. Descubra nesta matéria.

A Cointimes resolveu conversar com dois especialistas para descobrir quais são elas: Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove e Caetano Manfrini, diretor Jurídico do consórcio empresarial GEMMA Ecosystem, advogado especializado em negócios e blockchain, regulação e tributação de criptoativos, que deram detalhes sobre o tema. Fabiano explicou:

“O pagamento dos colaboradores com criptomoedas é uma tendência, pois o consumo se tornou cada vez mais digital. Fatores como o poder de compra, os hábitos, agilidade e menor custo de transação estão fazendo com que as criptomoedas se popularizarem”.

Para se ter uma ideia, entre 15% a 20% dos jovens que trabalham com tecnologia preferem receber sua remuneração assim.

O pagamento do salário com criptomoedas ocorre por meio de uma corretora ou Exchange de criptomoedas. A empresa deve ter uma carteira em um Exchange (com CNPJ). Fabiano conta que, o colaborador também deve ter uma carteira para recebimento.

Passfolio

“A transação ocorre como se fosse um Pix, porém com alguns procedimentos de segurança. Uma questão importante é: uma vez feita a transação, não tem estorno. Ou seja, se transferir para uma carteira errada (inserir código de outrem), não tem retorno e não pode ser identificado”, lembra o CEO da Osten.

Nagamatsu conta que existe um projeto de lei que sugere o pagamento de até 30% do salário em criptomoedas, ou moeda que não seja fiduciária. Porém, com o avanço da Web3 e o impulsionamento das regulamentações voltadas para criptomoedas, esse tipo de transação começará a ser mais corriqueira.

Caetano Manfrini, diretor jurídico do consórcio empresarial GEMMA Ecosystem, advogado especializado em negócios e blockchain, regulação e tributação de criptoativos, lembra outro fato importante que conta a favor do pagamento em criptomoeda, a inflação elevada e a perda do poder de compra da nossa moeda.

“Nesse caso, o recebimento de salário em criptoativos pode ser uma opção bastante interessante às pessoas”.

Outras questões podem ser levadas em conta, como os pagamentos em criptomoedas são seguros, ágeis e costumam ter baixo custo de transação. Podem ser mais rápidos até do que um PIX.

Porém, Manfrini explica que é preciso cautela, pois o pagamento em criptomoedas costuma ser mais aceito entre os profissionais de tecnologia. E, no Brasil, a questão ainda está em fase de regulamentação.

“No caso de pagamento de salários de funcionários submetidos ao regime da CLT, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 3908/2021, o qual traz a possibilidade de opção de pagamento de salários em criptomoedas desde que haja concordância entre todas as partes. Aos interessados, recomendamos validar essa prática com seus departamentos jurídicos e contábeis”, aconselha Caetano.

1.     BENÉFICOS PARA EMPRESA E PARA O COLABORADOR

– Contratação de mão de obra em qualquer lugar do mundo: mão de obra mais qualificada;

– Velocidade na transação financeira;

– Segurança na transação criptografada;

– Eliminar taxas de intermediações, bancárias, câmbios.

– Possibilidade de Pagamento de bônus, remunerações variáveis ou premiações.

2.     VELOCIDADE E PRATICIDADE

Velocidade na transação financeira, pois o dinheiro pode vir de uma empresa asiática para o Brasil, por exemplo, de forma líquida quase instantaneamente, em comparação a SWIFT tradicionais, que podem levar dias, semanas. É possível depositar em sua conta corrente em poucos minutos, sem esquecer que com o PIX, os saques de exchanges caem na conta praticamente na mesma hora, então é tudo muito prático.

3.     VALORIZAÇÃO

É importante destacar que o mercado de criptomoedas é volátil, mas o potencial de valorização é acima do Real e Dólar, isso pode fazer com que o seu salário se torne sempre um investimento. A constância de algumas moedas passa segurança para quem está recebendo e quem está pagando. 

No caso de quem pensa em utilizar as suas criptomoedas como investimento em renda-passiva, é possível utilizar do método Staking – deixando parte das criptomoedas travadas na blockchain (sem movimentação), assim, recebe moedas digitais como recompensa pelas validações de outras operações. Isto é, os investidores de staking efetuam algo semelhante a um empréstimo de ativos para a rede e em troca recebem criptomoedas.

4.     SEGURANÇA

Segurança na transação criptografada, além da possibilidade de investimentos quanto a proteção do dinheiro comprando moedas ligadas à proteção econômica, lastreada no ouro, no dólar, na libra, ou em qualquer outro ativo.

5.     TAXAS

Há um menor custo de transação, isso porque fica livre de tarifas bancárias e taxas de câmbio.

6.     LIBERDADE E COMODIDADE

Ao receber em criptomoeda é possível negociá-la com outras, guardá-las e acessar em qualquer lugar do mundo.

7.      DESAFIOS

O maior desafio ainda é vincular as criptomoedas aos fluxos de dinheiro legais existentes. A grande maioria dos bancos ainda não dá suporte aos ativos digitais.

8.     SE EXPÕE À MAIS FORTE

Permitem que o recebedor se exponha em moedas mais fortes, como é o caso das criptomoedas pareadas ao dólar norte-americano, sem pagar IOF e taxas de câmbio, ou mesmo em criptoativos voláteis, mas que podem trazer retornos pela valorização ao recebedor, como é o caso do Bitcoin, a primeira moeda digital.

Fontes: Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove e Caetano Manfrini, diretor Jurídico do consórcio empresarial GEMMA Ecosystem, advogado especializado em negócios e blockchain, regulação e tributação de criptoativos, legal advisor da Conztellation. Pós-graduando em Direito dos Criptoativos e Blockchain na Escola da Magistratura Federal do Paraná.

  Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br