Por muito tempo para criar um token digital e fazer um ICO (initial coin offering) você teria que clonar o código do Bitcoin ou criar uma criptomoeda do zero. Baita trabalho não é mesmo?

Esse tempo passou,  agora é possível com alguns cliques criar seu próprio token e com pouco investimento.

Tokens podem ser incrivelmente úteis para diversos motivos, levantar fundos, sistema de votação, dentre outras aplicações.

Hoje vamos ver as melhores e mais fáceis plataformas para criar seu token.

ethereum icoEthereum – O rei do ICO

Ethereum é o rei dos tokens, onde a maior parte dos ICOs de sucesso são criados. Entre os 10 tokens mais valiosos em marketcap, 8 usam o Ethereum.

Lista de ICO e as plataformas mais usadas
Fonte:coinmarketcap.com

Diferente das demais opções desta lista, é necessário programar um contrato para criar seu token.

Mas se você não é um programador ou um gênio da computação, basta utilizar e modificar os códigos disponíveis no próprio site da Fundação Ethereum.

nxt ardor ico

Nxt/Ardor – ICO em um clique

Se você quer criar algo extremamente rápido e sem muito custo, bom nós temos os campeões.

Ardor é o sucessor de um dos primeiros ICOs da história das criptomoedas, NXT. Com ambos é possível criar tokens em poucos cliques.

Não apenas isso, mas também é possível criar regras e verdadeiras estruturas empresariais dentro das plataformas. A diferença entre Nxt e Ardor é a escalabilidade, sendo a última incrivelmente mais escalável.

komodo kmd ico

Komodo – Descentralizando tudo

Komodo é uma plataforma desenvolvida pelo famoso jl77, que também programou parte do código da NXT.

Interoperabilidade entre diversos blockchains, capacidade de criar um dICO (ICO descentralizado) e até mesmo utilizar uma exchange descentralizada são algumas das muitas funcionalidades da plataforma Komodo.

Se você se preocupa com interoperabilidade e não se preocupa em ter que lidar com um pouco de código, então a escolha certa para lançar seu ICO é a plataforma KMD.

waves wav ico

Waves – Multiplataforma

Talvez seja a plataforma menos confusa para lançar seu ICO, pois essa era sua principal funcionalidade desde o início.

A Waves surgiu da “revolta dos Assets” na NXT, quando vários donos de tokens importantes decidiram que não iriam mais apoiar o projeto da Ardor, pois seus tokes perderiam valor na nova proposta.

Então nasceu a Waves, e com um pouco dela, alguns cliques,você já consegue criar seu token e negociá-lo automaticamente em uma exchange descentralizada. A Waves é a única plataforma com um app user friendly.

Simplicidade e praticidade em um lugar só, essa é a Waves.

bitshares bts icoBitshares – ICO ao estilo linkedin

Foi criado pelo mesmo programador envolvido com o desenvolvimento da Steem e do EOS, Dan Larimer. Nome de peso não?

Com a tecnologia Graphene o blockchain da Bitshares (BTS) comporta 100.000 transações por segundo, o Bitcoin apenas 7.

BTS também lhe dá uma exchange descentralizada e a possibilidade de criar SmartTokens (tokens assegurados por dólares).

Um dos grandes benefícios ao usar BTS é a habilidade de fazer toda a criação de token sem ter que baixar uma carteira ou software. Tudo pode ser feito pela plataforma online disponibilizada pelo projeto. Além de ser uma rede com centenas de assets (outros tokens), a maior vantagem é ter um cliente para trade online.

Cada uma das plataformas têm seus pontos fracos e fortes, enquanto a Ethereum é mais flexível, a ARDOR é mais rígida porém mais fácil de operar.

Sentiu falta de alguma plataforma ou tem alguma dúvida, posta nos comentários.