O Bitcoin começou o mês de julho com uma forte alta, sugerindo um sentimento otimista sustentado entre os investidores, com base em seu desempenho no final de junho. No entanto, essa alta arrefeceu após a divulgação de dados positivos de emprego nos Estados Unidos. Embora os traders pudessem esperar que esses dados fossem tipicamente otimistas, isso dificilmente foi a realidade para o preço do Bitcoin. Apesar disso, um certo grupo de investidores, conforme revelado por dados on-chain, decidiu retornar ao mercado e apostar na maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado.
Em uma postagem no CryptoQuant, o analista on-chain Amr Taha destacou a crescente divergência entre o comportamento de investidores de varejo e institucionais no mercado de BTC. Taha apontou que o Open Interest (OI) de futuros de Bitcoin na Binance permaneceu abaixo de US$ 11,5 bilhões, atuando como uma forte resistência, já que os traders de Bitcoin repetidamente fecharam posições perto desse limite de preço. Curiosamente, esses níveis estão muito próximos da mesma região de preço onde a resistência foi observada em 10 de junho. Taha afirmou que isso pode significar que o impulso de alta está começando a enfraquecer para a criptomoeda principal.
Por outro lado, os detentores de curto prazo (STH), que são tipicamente os traders de varejo, aumentaram sua exposição ao mercado em cerca de 382.000 BTC, indicando um renovado interesse de varejo na criptomoeda principal. Contrariamente às ações dos detentores de curto prazo, os detentores de longo prazo (LTH) reduziram suas participações em uma quantidade semelhante à exposição dos STH. Taha explicou que isso pode ser resultado de realização de lucros ou gestão de risco dentro dessa classe de investidores. Em essência, os investidores de varejo estão “comprando na baixa”, enquanto os mais experientes estão aparentemente reduzindo seus riscos.
Apoiando a ideia de cautela em instituições e baleias, Taha relatou que grandes detentores (com mais de 10.000 BTC) descarregaram cerca de 12.000 BTC em 3 de julho. Esse tipo de movimento, segundo o analista, sinaliza potencial realização de lucros ou talvez realocação estratégica. Além do que podem significar, grandes transações tendem a ter um impacto substancial na dinâmica do mercado, já que quantidades significativas de BTC estão envolvidas em cada negociação. No entanto, os grandes detentores não foram os únicos a realizar lucros. De acordo com Taha, baleias de médio porte (aquelas que possuem entre 1.000 e 10.000 BTC) também reduziram algumas de suas participações. Desde 30 de junho, aproximadamente 14.000 BTC foram vendidos por essa classe. Deducível dessas transações é a ideia de que as baleias parecem estar em sua fase de distribuição, seja porque antecipam um maior impulso de baixa ou aguardam melhores oportunidades de posicionamento. Se as condições macroeconômicas permanecerem favoráveis, o mercado de Bitcoin pode retomar sua alta, mas isso depende, em última análise, da renovação do interesse.