Cointimes
Segurança

Pacientes de psicoterapia são chantageados após hack, criminosos querem bitcoin

psicoterapia hack

Uma situação digna de filmes distópicos está acontecendo em uma rede de psicoterapia na Finlândia. Dados vazados, chantagem e bitcoins em um ato descrito pela ministra do interior como “chocante”.

Conforme informações do The Guardian, 10 gigas de arquivos privados contendo notas de pelo menos 2 mil pacientes de psicoterapia apareceram na “dark web”. Os dados foram vazados da empresa Vastaamo, que conta com 25 centros de tratamento na Finlândia. 

A violação de dados de Vastaamo é um ato chocante que atinge todos nós profundamente”, escreveu a ministra do interior do país, Maria Ohisalo, em seu site na segunda-feira. A Finlândia deve ser um país onde “a ajuda para problemas de saúde mental está disponível e pode ser acessada sem medo”, acrescentou ela.

As informações dos paciente eram digitalizadas e guardas sem a segurança devida em um servidor. Muitas pessoas reportaram à imprensa que não sabiam que seus dados eram guardados em computadores, pois apenas viam o terapeuta usando papel.

Criminosos pedem bitcoin

Vários pacientes disseram que os criminosos pedem £181 (R$1218,88) em bitcoin para não liberar os dados das terapias . A própria Vastamoo foi chantageada em R$2,9 milhões em bitcoin, mas se recusou a pagar. 

Como resposta, o governo lançou um site para apoiar as vítimas e recomendou: “Não se comunique com os criminosos – os dados já provavelmente foram vazados em outros lugares.” É recomendado que as vítimas entrem em contato com a polícia assim que contactadas. 

As autoridades estão investigando o caso, entretanto, até agora não se sabe como o hack foi feito e nem por quem. A empresa F-Secure conseguiu identificar apenas o alias do atacante chamado de “ransom_man”. 

Enquanto o hacker é procurado, o chefe da agência estatal de serviços digitais DVV, Kimmo Rousku, disse que o ataque cibernético poderia ter sido evitado se Vastaamo tivesse usado uma criptografia melhor. “A gestão precisa acordar”, disse ele à emissora pública Yle.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Posts relacionados

Hacker do Twitter deixou um rastro na BitMEX, mostra análise

Gustavo Marinho
16 de julho de 2020

Vende-se banco mais antigo da Inglaterra por £1: O colapso de Barings Bank

Bruno Haacke
8 de setembro de 2021

Bitcoin.org é hackeado e fica fora do ar para proteger usuários

Neto Guaraci
23 de setembro de 2021
Sair da versão mobile