O Banco Central da Nigéria (BCN) declarou guerra ao Bitcoin. Após proibir a criptomoeda – sem sucesso, claro -, agora o governo do país africano dará incentivos para os cidadãos receberem via canais oficiais do Estado. 

No dia 5 de março, o Central Bank of Nigeria criou o plano “naira pelo dólar”, no qual todas as remessas internacionais receberão 1,2 centavos de dólar ou 5 naira para cada dólar recebido. Entretanto, será preciso receber pelos meios oficiais do governo e durante os próximos 60 dias. 

Nota do banco central da Nigéria

“No esforço para manter e encorajar o aumento de remessas no país, o Banco Central da Nigéria (CBN) então anuncia a introdução do CBN Naira 4 Dollar Scheme”, um incentivo para quem envia e para quem recebe transferências internacionais”.

Remessas em queda, criptomoedas em alta

Segundo dados do Nairalytics, as remessas para a Nigéria caíram 97,3% entre janeiro de 2020 e setembro do mesmo ano.

Além da crise global, as remessas por meios oficiais caíram por uma escolha de mercado dos nigerianos. Eles preferem usar corretoras de criptomoedas que contam com uma taxa de trade livre, do que confiar na cotação do governo para o naira. 

Assim como na Argentina e seu dólar blue, a Nigéria também conta com uma cotação do naira imposta pelo governo e outra negociada pelo mercado. Conforme a diferença entre as duas cresceu, a discrepância de preços tornou atrativo o risco de cometer infrações negociando por canais não oficiais. 

O governo nigeriano, não aceitando a cotação paralela e a diminuição das receitas via remessa, emitiu uma nota oficial no dia 5 de fevereiro banindo todas as “pessoas e entidades financeiras que transacionam ou operam com criptomoedas”.

Isso fez o preço do bitcoin explodir e ser negociado a US$72 mil, virando o segundo local com bitcoin mais caro do mundo – apenas atrás da Venezuela. 

Preço do bitcoin ao redor do globo

O senador Sani Musa chegou a declarar que o Bitcoin tornou o naira quase inútil e admitiu a vitória das criptomoedas sob as pífias leis para conter os ativos digitais.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br