Cointimes
Política

Para evitar sanções, Irã concede 1000 licenças para minerar Bitcoin

Conforme publicado pela mídia local, o governo do Irã concedeu mais de 1.000 licenças para unidades de mineração de criptomoedas no país.

“Nossos estudos mostram que o setor de mineração de criptomoedas tem o potencial de adicionar US $ 8,5 bilhões à economia … mas altas tarifas de eletricidade e regulamentações rigorosas tornaram o setor menos atraente para pequenos investidores”, disse Amir Hossein Saiedi, representante do governo Iraniano na área de energia

Como mostramos na matéria ” 6 maneiras incomuns de minerar Bitcoin“, há mais de 8 meses os Iranianos estão minerando bitcoins dentro de mesquitas, isso devido ao baixo custo de eletricidade e as sanções que afligem o país.

Após quebrar o acordo nuclear com o Irã, o governo dos Estados Unidos impôs sanções ao Irã. Dentre elas restrições ao sistema internacional de transferências bancárias (SWIFT), congelamento de bens e limitações na venda de petróleo.

O gráfico abaixo mostra a difícil situação da exportação de petróleo do país, que caiu drasticamente após as sanções de Trump.

Enquanto o sistema bancário é dominado pelos Estados Unidos, o Bitcoin é descentralizado. Isso significa que qualquer pessoa, empresa ou país pode acessar a rede sem receios de censura.

Além de trazer divisas, a mineração de criptomoedas pode dar aos cidadãos do Irã e até ao próprio governo, meios de contornar parte das sanções norte-americanas.

É bom lembrar, que antes das sanções, o Irã era ferrenhamente contra a criptomoeda de Satoshi Nakamoto.

Veja também: Desenvolvedor do Ethereum é preso por suspeita de ajudar a Coreia do Norte.

Posts relacionados

A Darknet acaba de ter um de seus meses mais turbulentos até agora

Gustavo Marinho
10 de dezembro de 2019

Líderes da Unick Forex são soltos, graças ao coronavírus

Yan Heiji
20 de março de 2020

Governo dos EUA “proíbe” endereços de bitcoin e monero de jornal que espalha “fake news”

Neto Guaraci
11 de novembro de 2021
Sair da versão mobile