Cointimes
Legislação

Para se mover pelo país chineses precisam de autorização de aplicativo

coronavírus crise

Enquanto boa parte do mundo luta contra o coronavírus aplicando quarentenas obrigatórias, o governo chinês está em outro nível de distopia.

Um banqueiro que trabalha em Hong Kong revelou à Bloomberg que para se mover pelo país ele precisa de duas coisas: uma autorização escrita do governo chinês e um código verde no aplicativo Alipay.

O homem que não quis revelar seu nome, afirmou que precisou desses dois requisitos para sair da cidade de Shenzhen e pegar um trem-bala para Hong Kong.

“Foi como o drama de Prision Break. São tantos níveis para ir e muitas barreiras para passar”, disse o banqueiro.

O app que te autoriza a andar

O Alipay é um aplicativo de pagamento chinês controlado pela gigante Alibaba. Ou seja, ele pode saber onde você está, em quais locais você foi, seus hábitos alimentares e de compra.

Por ter um vasto conhecimento sobre os padrões de compra dos clientes, a companhia foi capaz de criar um sistema um tanto distópico. Nele, cada usuário recebe um QR-Code com três cores – verde, amarelo e vermelho.

O Qr verde te dá liberdade de movimento, acesso a restaurantes e outros estabelecimentos. Enquanto o amarelo e o vermelho significam que você deve ficar em quarentena ou ir para o hospital ser supervisionado.

Os estabelecimentos são obrigados a verificar o código de cada cliente, garantindo ou não permissão para entrar no local. Conforme informações publicadas, já são mais de 200 cidades com o sistema funcional.

E o escopo do programa pode aumentar, visto que a WeChat também já soltou seu sistema de rastreamento e classificação.

Falta de transparência e bugs

Mas não são todas as pessoas que estão felizes com essa iniciativa para diminuir a propagação do coronavírus.

Alguns usuários estão reportando que seus códigos estão com erros.

“Meu erro no código de saúde permanece sem solução … e isso está afetando seriamente minha capacidade de viajar”, disse Miuyekanshijie usuário do “twitter chinês” Weibo.

Mas o pior é que ninguém sabe os critérios usados pelo Alibaba e provavelmente nunca saberão. Com erros, bugs e total falta de transparência, as empresas e o governo chinês aproveitam a crise para controlar ainda mais seus cidadãos.

Veja também: Governo chinês cria sistema de crédito social

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Binance vai declarar movimentações de brasileiros à Receita Federal assim que abrir escritório no país

Gustavo Marinho
21 de março de 2022

Binance está sob investigação nos EUA diz Bloomberg, BNB despenca

Cointimes
12 de março de 2021

Receita adiará declaração do Imposto de Renda por 60 dias

Yan Heiji
1 de abril de 2020
Sair da versão mobile