Uma pesquisa feita pela empresa de segurança ESET mostrou um aumento de pessoas usando apps de fintechs, plataformas bancárias online e criptomoedas.

A pesquisa estudou hábitos online de 2.000 consumidores nos Estados Unidos e 8.000 entre Reino Unido, Japão, México Austrália e Brasil. O relatório encontrou os seguintes dados:

  • 93% das pessoas se sentem seguras ao usar o banco online, com 55% das pessoas dizendo que se sentem “muito seguras”
  • 29% das pessoas fazem login e usam contas financeiras enquanto estão conectadas a hotspots Wi-Fi públicos ou outras redes abertas “o tempo todo”, enquanto outros 22% o fazem “às vezes”
  • 39% das pessoas não usam uma VPN para proteger sua conexão enquanto usam aplicativos financeiros
  • 66% das pessoas se sentem seguras sobre suas contas/dinheiro ao usar aplicativos de carteira digital, 63% das pessoas se sentem seguras sobre o orçamento de aplicativos e 
  • 59% das pessoas se sentem seguras sobre suas contas/dinheiro ao usar aplicativos de negociação
  •   Antes de usar os serviços de um aplicativo FinTech, apenas 31% das pessoas leem os termos e condições, 30% leem a política de privacidade e 20% procuram a política de criptografia.

Pandemia acelerou adoção das criptomoedas

Eles também descobriram que 50% dos entrevistados entre 35 e 44 anos se envolveram com as criptomoedas desde o começo da pandemia, “um número maior que qualquer outro grupo por idade”. 

“À medida que mais consumidores recorrem ao banco on-line e móvel para suas transações financeiras, eles parecem estar se tornando mais educados sobre se manter seguro on-line. No entanto, muitas pessoas ainda precisam ter certeza de que estão praticando hábitos cibernéticos seguros que não tornam suas informações financeiras mais vulneráveis a maus atores”, disse Tony Anscombe, evangelista-chefe de segurança da ESET. 

O aumento do número de investidores acontece enquanto o mercado de criptomoedas atinge recordes de preço. 

Leia também: Banco Central ajudou exchanges de bitcoin com o Pix, revela pesquisa

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br