Cointimes
Segurança

Pesquisadores alertam para golpe com Bitcoin que usa QR Code

qr code wallet bitcoin golpe

As interfaces para uso de criptomoedas nunca foram as melhores, o uso de grandes números e QR-Codes facilita erros e dificulta o uso. Se aproveitando desse problema, um grupo de hackers tem roubado investidores de bitcoin.

De acordo com a CipherTrace, empresa de análise de blockchain, pesquisadores da empresa ZenGo acharam diversos sites que aplicavam golpes com Qr-Codes de Bitcoin.

A ponta do iceberg

Enquanto alguns golpistas usam métodos sofisticados para enganar usuários de criptomoedas, os que usam Qr-Code não escondem sequer as APIs usadas.

O golpe funciona da seguinte maneira.

O usuário procura por geradores de Qr-Code para Bitcoin no Google. Alguns sites pagam para aparecer na frente (geralmente scams).

Ao entrar em um desses sites, o usuário digita o endereço de bitcoin de recebimento ou envio. É nesse momento que o site modifica o endereço de bitcoin da vítima. Dessa forma, o usuário envia os bitcoins para a carteira do golpista e não para a carteira desejada.

Quanto dinheiro os golpistas já conseguiram fazendo esse truque simples?

Conforme aponta Tal Be’ery, co-fundador da Zengo, mais de US$20 mil foram roubados dessa forma. Ele acredita que isso é apenas a ponta do iceberg.

Problema de usabilidade do Bitcoin

Não de hoje que usuários comuns têm problemas para usar o Bitcoin. Entretanto, algumas soluçoes estão sendo criadas e difundidas.

Uma delas retira parcialmente a necessidade de códigos QR e os substituí por robôs, como é o caso dos pagamentos reusáveis (BIP 47) disponíveis na Samourai Wallet sob o nome de PaynYm.

PayNym – Facilita a identificação de usuários e garante privacidade

Em contraste com a maioria das carteiras, a wallet de Bitcoin Bitfy tenta facilitar a entrada de novos usuários, integrando serviços e compra de bitcoins.

Muitos avanços estão sendo feitos para evitar esse estilo de golpe. Contudo, a dica aqui é nunca usar serviços de QR-Code fora das carteiras de Bitcoin, que geralmente já têm esse recurso.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Milionário é preso por assassinar sua esposa em caso de resgate em criptomoeda

Gustavo Marinho
28 de abril de 2020

Ataques de phishing! Veja como proteger seus bitcoins

Neto Guaraci
30 de maio de 2018

PF prende suspeito de falsificar dinheiro com R$100 mil

Cointimes
8 de janeiro de 2020
Sair da versão mobile