Cointimes
Educação Financeira

Pirâmide de Bitcoin Cash é a mais transparente do mundo, entenda

Pirâmide do Louvre, transparente e iluminada

Navegando no oceano de projetos baseados em criptomoedas, infelizmente é comum encontrar inúmeros golpes e pirâmides financeiras disfarçadas de “oportunidade de investimento”. Não é o caso da SatoshiPyramid, um esquema que deixa claro que se trata de uma pirâmide.

No Brasil e em diversos outros países os esquemas de pirâmides financeiras são criminalizados, e isso não é por acaso. Pela insustentabilidade da estrutura de pirâmide, é um negócio com prazo de validade e a maior parte dos participantes inevitavelmente acaba amargando prejuízos.

Mesmo assim, um anônimo achou que seria uma boa ideia montar um esquema claramente de pirâmide. Chega a ser hilário o nível de transparência, está no nome, na figura inicial do site e só faltou colocar um deus egípcio como o Anubis de mascote. 

O golpe está aí, cai quem quer não é mesmo? Mas para fins educativos, vamos explicar da forma mais transparente possível como funciona uma pirâmide, e nada melhor que usar a moeda mais transparente do mundo para fazer isso, o Bitcoin Cash. 

Como funciona um esquema de pirâmide e por que sempre dá errado?

Por trás de todo o discurso bonito geralmente utilizado por golpistas, a estrutura piramidal é sempre a mesma. Os novos “investidores” entregam dinheiro para os antigos e buscam por novas pessoas para alimentar o esquema.

O problema é: se cada pessoa tiver que convidar pelo menos duas pessoas para ter lucro, e essa nova camada de participantes deverá fazer a mesma coisa, em algum momento já não existem pessoas o suficiente para manter todos no lucro.

Logo na décima primeira camada de novos entrantes, uma pirâmide já demanda mais do que a população dos EUA. Fonte: SEC.

O site da pirâmide de bitcoin cash mostra até mesmo uma estrutura semelhante, sem esconder:

Porém, essas camadas têm outro significado. A cada nível, a SatoshiPyramid dobra o número de satoshis para os usuários.

Histórico dos primeiros 10 dias.

Basicamente, o gestor da pirâmide segura os fundos de novos apostadores até que o valor seja o dobro da camada anterior. Quando o próximo nível é atingido, ele paga os participantes do nível anterior com esse dinheiro, essencialmente duplicando os BCH dos apostadores.

Porém, como já vimos anteriormente, não tem como isso permanecer para sempre. Por isso, o esquema dá um prazo de 60 dias, e se não funcionar mais o criador fica com tudo. “Se a pirâmide estender um nível de sua entrada, antes que o relógio chegue a zero, você dobra seu dinheiro. Se não, você perde tudo.”

A SatoshiPyramid inclusive já ruiu, levando consigo o montante dos últimos dois níveis, 4122 BCH, ou seja, R$46 milhões.

INSS ou SatoshiPyramid, qual o pior?

Outro esquema de pirâmide muito comum é o INSS. Apesar de ser legalizado, a mesma estrutura piramidal é feita com a Previdência Pública, na qual um trabalhador precisa pagar pela aposentadoria do próximo. 

Diferente do SatoshiPyramid, que deixa claro ser insustentável, muitas pessoas acreditam que o INSS é sustentável. Nesse sentido, o INSS além de ser um esquema de pirâmide, é também um golpe, pois visa enganar os cidadãos.

Se você quer conhecer mais sobre o porquê o INSS é uma pirâmide, explicamos matematicamente no post “INSS: se você tem menos de 40, esqueça se aposentar por ele” os motivos. 

Portanto, um esquema de pirâmide claro como o do Bitcoin Cash é menos detrimental para a sociedade que a pirâmide governamental, autorizada e chancelada pela lei.

Leia também:

**Esse post tem o intuito de mostrar como uma pirâmide funciona para que você evite o máximo de pirâmides e golpes. Por favor, não coloque dinheiro em pirâmides!

Fonte: Scheme or scam? An empirical analysis of Satoshi Pyramid

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile