Cointimes
Notícias de Economia

PIX começa a funcionar hoje, mas só para algumas pessoas

telefone com PIX pagando qrcode

Finalmente o PIX , sistema de pagamentos do Banco Central do Brasil, começará a operar. Contudo, nem todos os possíveis usuários terão acesso a ele.

Segundo informações do BC, o novo sistema de pagamentos começa sua fase de pré-operação com alguns clientes seletos. As 762 instituições participantes terão que escolher entre 1% e 5% da sua base de clientes para iniciar esta nova fase. Apesar disso, todos os usuários com chave PIX já podem receber pagamentos, contudo, apenas alguns podem pagar.

A operação será restrita das 9 às 22 horas, funcionando também nos finais de semana e feriados. O Banco Central espera crescer essa base de usuários com acesso total gradualmente até o dia do lançamento em 16 de novembro. Os horários também serão aumentados na medida em que os testes acabarem.

Pressa para lançar?

Alguns usuários nas redes sociais acharam esquisito que o tempo de pré-teste seja feito apenas 12 dias antes do lançamento oficial. Segundo informações publicadas em primeira mão pelo Cointimes, o BC não tem um plano de auditoria de segurança externa para o novo sistema, nem mesmo equipe dedicada na área e muito menos um orçamento específico.

Veja mais: Pix não terá segurança dedicada e BC não se responsabilizará por hacks

Somando todos os fatores, parece clara a pressa do BC em lançar o PIX de uma vez por todas. É especulado que o lançamento do WhatsApp Pay foi um grande fator para incentivar o lançamento do PIX.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile