E se o seu banco ficasse offline por 11 horas? Foi exatamente esse sentimento que muitas pessoas tiveram quando a Polygon (MATIC) ficou 11 horas fora do ar. Mas o que aconteceu? Os fundos estão seguros?

A causa do problema com a Polygon

Ontem, os desenvolvedores avisaram a comunidade sobre uma provável queda nos serviços da rede para a implementação de uma atualização chamada de Heimdall.

 O Heimdall faz parte de uma das duas camadas da rede de Prova de Garantia (Proof of Stake) da MATIC.  A queda nos serviços realmente aconteceu às 5:50 da tarde no dia 10 de março, horário UTC. 

Após 11 horas, os desenvolvedores encontraram o bug que estava impedindo a rede de funcionar poderia ter sido um bug no upgrade, gerando um consenso diferente dos validadores da Heimdall com o resto da rede. Isso impediria o consenso de ⅔, exigido para o funcionamento da Polygon.

“Ao usar o consenso Tenderming, esta situação fará com que a cadeia de Heimdall pare.”

Apesar da queda, a equipe afirmou que “todos os fundos e dados do usuário são absolutamente seguros”. Esse consenso tem implicações diretas na ponte entre o Ethereum e a MATIC, 

Correção temporária do bug

Às 4 da manhã UTC de hoje (11), os desenvolvedores anunciaram a que a ponte entre os dois blockchains continuará desativada até a correção completa do bug. 

Entretanto, os usuários poderão usar a interface gráfica da rede para transacionar normalmente. 

“Embora essa solução seja temporária, a equipe está trabalhando na implementação de um upgrade de longo prazo para corrigir o problema heimdall 25. Por gentileto, com este hotfix temporário, a Polygon Bridge não estará ativa/disponível até implantarmos a solução final. Por favor, note que polygonscan 23 está sendo atualizado e deve voltar ao normal em breve.”

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br