Cointimes
Bitcoin

Por Dentro da Lightning Network

Lightning Network o que é

Diante do problema de escalabilidade demonstrado pelo bitcoin ao longo de 2017, boa parte da comunidade e desenvolvedores vêm apostando na Lightning Network (LN) como grande solução. Nesta série sobre a Lightning Network você conseguirá entender um pouco mais sobre esta implementação e alguns dos motivos pelo qual foi tão esperado seu lançamento oficial.

PROBLEMA DE ESCALABILIDADE

O grande problema a ser combatido pela LN é a limitação do Blockchain do bitcoin em termos de transações por segundo (TPS). Mesmo com a adoção cada vez maior ao segwit, percebemos que esta taxa de TPS não chega nem perto da rede do Visa, que é capaz de lidar com uma taxa superior a 24.000 transações por segundo:

“VisaNet handles an average of 150 million transactions every day and is capable of handling more than 24,000 transactions per second.” [https://usa.visa.com/run-your-business/small-business-tools/retail.html]

Gráfico com a taxa TPS da rede bitcoin. Perceba que a quantidade de transações são insignificantes em comparação à Visa, ou até mesmo outras criptomoedas. – https://blockchain.info/pt/charts/transactions-per-second?timespan=all

Sendo assim, qual a grande vantagem do bitcoin em relação a outras criptomoedas mais escaláveis, por exemplo?

A resposta é simples: segurança. Além de ser uma rede rápida, é extremamente importante que seja segura, e é por isso que o bitcoin continua sendo a principal criptomoeda dentre todas as existentes deste enorme mercado.

Estamos falando de uma criptomoeda que possui sua rede (Blockchain) funcionando há quase 10 anos de maneira ininterrupta. Fora isso, o bitcoin mantém a descentralização como objetivo principal da rede, ao contrário de outras criptomoedas e tokens que existem no mercado, a exemplo da Ripple, que é extremamente escalável, mas é um token centralizado.

Por todo este aspecto da segurança, é natural que transacionar bitcoin seja mais caro que transacionar outras criptomoedas. Este é um dos motivos de grandes críticas ao bitcoin – a questão dos micro pagamentos. A pergunta mais comum que lemos por aí é a seguinte: “Como vou pagar meu cafezinho pagando essa taxa da rede bitcoin?”

A SOLUÇÃO: LIGHTNING NETWORK

Para permitir que você pague seu cafezinho com bitcoin surge a LN. Não só seu café, mas qualquer micro pagamento. Basicamente, a LN permite que você transacione com a segurança da rede bitcoin, mas sem necessariamente realizar a transação pelo Blockchain.

A ideia é que você abra canais de negociações com outros usuários que você já tem certo costume de realizar micro pagamentos.

Por exemplo: Vamos imaginar que Fulano resolva comprar seu pão fresco na padaria com bitcoin, e vamos supor que ele gaste 0.0001 bitcoin toda manhã. O grande problema nessa situação é que, por se tratar de micro pagamentos, se todas as transações rodassem pelo Blockchain, as taxas sempre comeriam uma parte desta quantia.

Qual a solução? Basicamente, Fulano abre um canal de negociações com a padaria através da LN. Isso significa que as transações realizadas dentro deste canal serão propagadas numa sidechain, ou seja, uma cadeia que está integrada/paralela ao Blockchain. Esse canal ficará aberto até que uma das partes resolva fechá-lo (ou Fulano ou a Padaria). Sendo assim, para cada canal de negociações da LN, apenas 2 transações serão lançadas no Blockchain: a transação de abertura do canal e a de fechamento do canal.

Fizemos um infográfico para deixar isso mais claro para você.

Agora que você já entende um pouco sobre a segunda camada do Blockchain, o que tá esperando para começar a adquirir suas primeiras frações de bitcoin? Passa lá na Foxbit, é tudo bem simples.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Google retira carteira de criptomoedas Metamask da sua loja de apps

Cointimes
27 de dezembro de 2019

Ações de mineradoras de Bitcoin superam valorização da criptomoeda

Neto Guaraci
29 de setembro de 2021

Esse foi o terceiro pior janeiro da história para o Bitcoin – Resumo de Mercado

Bruno Haacke
2 de fevereiro de 2022
Sair da versão mobile