Cointimes

Por que a Binance está despejando milhões em FTX Token?

Vendas na Binance

O FTX Token (FTT) está sofrendo uma tremenda volatilidade e caiu cerca de 15% nos últimos 2 dias de US $25,7 para o fundo local em US $22. Mas o que aconteceu com a criptomoeda da exchange FTX?

A FTX é uma exchange norte-americana e uma das maiores do mundo em volume de negociações. O bilionário Sam Bankman Fried (SBF) é o fundador e atual CEO da empresa, que lançou a própria criptomoeda em maio de 2019.

Um drama recente começou quando uma única baleia supostamente despejou 23 milhões de FTT no mercado, derrubando o preço significativamente. No Twitter, alguns usuários especularam que a baleia se tratava da Binance, então mais queda seguiu.

Preço da FTT
Cotação da FTX Token (FTT) em dólar. Gráfico: CoinMarketCap.com

O que está por trás desse movimento do token da FTX?

As primeiras vendas em massa vieram após a divulgação de um relatório que supostamente revelava a composição do balanço de US $14,6 bilhões em ativos da Alameda Research, o braço de pesquisa da FTX. Além de apontar que a maior parte dele era formado por tokens FTT, a research ainda teria US $8 bilhões em dívidas.

“Para os ativos: US $3,66 bilhões em FTT, US $2,16 bilhões em “colateral de FTT”, US $3,37 bilhões em crypto (US $292 milhões em SOL, US $863 milhões em “SOL travado”), US $134 milhões USD e US $2 bilhões em equity securities. A maior parte do capital líquido está ligado a altcoins completamente ilíquidas.”, publicou Dylan LeClair, da Bitcoin Magazine.

Sobre o documento, que teoricamente teria sido revisado pelo CoinDesk, a Carolline Ellison, CEO da Alameda Research, comentou:

“Algumas notas sobre as informações do balanço que circulam recentemente:

  • Esse balanço patrimonial específico é para um subconjunto de nossas entidades corporativas, temos mais de US $10 bilhões de ativos que não estão refletidos lá
  • O balanço apresenta algumas das nossas maiores posições longas; obviamente temos hedges que não estão listados
  • Dado o aperto no espaço de crédito cripto este ano, devolvemos a maioria de nossos empréstimos até agora”

Mesmo após o esclarecimento, Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, anunciou que iria liquidar toda a sua posição em FTT nos próprios livros de oferta. As vendas, segundo ele, poderiam acontecer ao longo dos próximos meses para minimizar os impactos de mercado.

Antecipando o que poderiam falar sobre uma possível prática anticoncorrencial, CZ disse: “A Binance sempre incentiva a colaboração entre os agentes do setor. Com relação a qualquer especulação sobre se este é um movimento contra um concorrente, não é.”

Em resposta, Carolline Ellison tuitou para CZ: “se você deseja minimizar o impacto do mercado em suas vendas de FTT, a Alameda terá prazer em comprar tudo de você hoje por US $22!”. Levando em conta a massiva quantidade de tokens que a Binance teria, certamente a empresa de origem sino-canadense não conseguiria um preço médio de venda melhor no mercado aberto.

Mas, em vez de responder diretamente à CEO da Alameda, o chefe-executivo da Binance mostrou que as vendas já haviam começado:

“Sim, isso é parte disso.”, falou em referência a um despejo de US $584,8 milhões em FTT na exchange Binance.

Então, o CEO da FTX, SBF, tuitou nesta manhã: “Um concorrente está tentando nos perseguir com rumores falsos. FTX está bem. Os ativos estão bem.

“A FTX tem o suficiente para cobrir todos os fundos dos clientes. Nós não investimos com os ativos dos clientes (mesmo nos tesouros). Nós estamos processando todos os saques, e vamos continuar processando. [A FTX] é fortemente regulamentada, mesmo que isso nos torne mais lentos. Nós temos auditorias com GAAP (padrão contábil adotado pela CVM dos EUA) mostrando mais de US $1 bilhão em dinheiro excedente. Nós temos um longo histórico de assegurar os fundos dos clientes, e isso permanece verdade até hoje.”, continuou ele.

Qual o real motivo para a aparente treta entre as gigantes exchanges?

Após a publicação de um artigo do Wu Blockchain, ficou claro que existem questões não esclarecidas entre as duas grandes corretoras de criptomoedas. Embora tenha sido amplamente divulgado que as vendas começaram simplesmente por conta do último relatório, essa não é a história completa.

De acordo com Collin Wu, o cofundador da Binance He Yi insinuou que a FTX daria empréstimos sem garantia para a Alameda Research.

“A Binance não dá empréstimos sem garantia, não participa de negociações, não compra empresas cegamente, não gasta dinheiro cegamente em patrocínios, 20% da participação em FTX foi vendida com a consciência tranquila e continuamos construindo.”, teria dito He Yi.

CZ também comparou a FTT com a LUNA, token que implodiu o mercado cripto no início do ano, e reclamou do lobby da FTX:

“Liquidar nosso FTT é apenas gestão de risco pós-saída, aprendendo com a LUNA. Demos apoio antes, mas não vamos fingir fazer amor depois do divórcio. Não somos contra ninguém. Mas não apoiaremos pessoas que fazem lobby contra outros atores da indústria nas costas deles.”

Com os comentários acima expostos, Wu escreveu algumas hipóteses para o despejo de FTT pela Binance:

  1. Ressentimento em relação a um dos maiores investimentos da Binance ter se tornado seu maior competidor;
  2. Liderança da FTX no mercado de investimento americano, em parte por conta do melhor relacionamento com o Estado americano;
  3. Está no “DNA da Binance” simplesmente não permitir que competidores possam se tornar maiores, o caso da Huobi é um exemplo citado.

Os últimos tweets de CZ, postados minutos antes da publicação desta matéria no Cointimes, revelam que a Binance não tem intenção de aceitar a oferta da Alameda e irá continuar despejando milhões de dólares em FTT no mercado aberto. “Eles compraram ou vão comprar US $580 milhões em BNB (token criado pela Binance)? […] Eu acho que vamos ficar com o mercado aberto. Nós ainda seguramos LUNA (agora LUNC) até hoje.”

Mas qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe nos comentários ou interaja conosco no Discord do Cointimes.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading