Coingoback

Quem está inserido no mundo dos investimentos sabe que colocar dinheiro na poupança deixou de ser uma boa opção há um tempo, No entanto, quase 100 milhões de brasileiros ainda investem na caderneta atualmente.

Com isso, é possível perceber que muitos continuam dependendo desse meio de rentabilidade, apesar do mesmo não estar dando lucro.

Sendo assim, descubra o motivo pelo qual especialistas não recomendam investir na poupança: 

Alta da inflação

Por que investir na poupança deixou de ser viável? Porque a cada dia, mês e ano a inflação aumenta. Ou seja, os preços dos produtos sobem.

Basicamente, a inflação (medida pelo índice IPCA) muda com o tempo. Sendo assim, um objeto que custava apenas R$ 2 alguns anos atrás, pode estar custando R$ 5 hoje.

Portanto, em 10 anos, aqueles que deixaram seu dinheiro guardado na poupança, que rende apenas 70% da taxa Selic, perderam quase metade do valor investido.

Levando em conta o acúmulo de 8,06% da inflação nos últimos 12 meses e a injeção de dinheiro para segurar a crise do novo coronavírus (Covid-19), essa aplicação pode perder até 6% ao ano.

Opções fora a poupança

Normalmente, o que atrai as pessoas para a poupança é o fato deste ser um modelo de “investimento” fácil e seguro. Além disso, o dinheiro pode ser retirado em qualquer hora.

No entanto, existem outras opções que também podem possuir esses mesmos aspectos.

Representação poupança em cofrinho

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros do país hoje. Ele faz parte de um programa de empréstimos criado pelo governo federal.

Em síntese, as pessoas compram um título de dívida do Estado, que pode ser resgatado até a data de vencimento com certo lucro.

A rentabilidade segue sempre o valor da taxa básica de juros (Selic). Assim, superando a poupança, que rende apenas 70% da taxa Selic.

CDB

Os CBDs são investimentos oferecidos por bancos e, assim como o Tesouro Selic, seguem um índice de referência.

Além de poder ser retirado em qualquer momento, o dinheiro rende de acordo com o CDI (Certificado de Crédito Interbancário), que tem um valor um pouco abaixo da taxa básica de juros.

Há muitos CBDs no mercado atualmente. Inclusive, uma opção que devolve 20% do dinheiro aplicado em forma de cashbanck.

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de Renda Fixa funcionam como qualquer outro fundo de investimentos. Ou seja, o investidor aplica dinheiro em uma carteira administrada por um especialista.

A diferença é que todos as aplicações são seguros, pois não variam e geralmente podem ser retiradas em qualquer hora.

O investidor precisa apenas ficar atento às taxas de corretagem e administração do fundo. Afinal, alguns possuem tarifas tão altas que acabam deixando de render.

Veja também: Caderneta de poupança completa 160 anos com péssimo rendimento


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!