Uma das maiores corretoras de bitcoin da Ásia sofreu um bug temporário que fez o bitcoin cair 88%, a exchange explicou o que aconteceu e está causando revolta nos usuários.

A Philippine Digital Assets Exchange (PDAX) viu o preço do bitcoin desabar para o equivalente a US$ ~6 mil na moeda local em 16 de fevereiro, enquanto a criptomoeda atingia 50.000,00 dólares nos mercados internacionais. 

O bug permitiu a compra e saque de bitcoins que “não existiam”, segundo a PDAX. Devido ao problema a exchange fechou os saques, depósitos e negociações, alguns usuários já estão a 7 dias sem acesso. 

 “Não consigo fazer login por 7 dias seguidos agora. Eles estão tentando encobrir algo suspeito aqui. Também ouvi de muitos usuários que suas transações foram revertidas pelo pdax durante o tempo de inatividade. Eles obviamente estão mentindo porque muitos ainda não podiam acessar suas contas.” – disse o usuário @drumseth

Comprando bitcoin por US$6 mil

Entretanto, um usuário consegui sacar os btcs, mas sua alegria durou pouco pois  a exchange pediu as moedas de volta via SMS e e-mail.

Depois de quase 24 horas, eles me enviaram uma carta de demanda e SMS, solicitando-me para transferir de volta o BTC, que foi comprado bem dentro dos meus direitos sem violar quaisquer leis ou regulamentos da plataforma de negociação, ou eles “podem” ser obrigados a tomar ações legais contra mim. Sou obrigado a cumprir suas exigências ou a compra foi legítima e legal, como acredito que seja?

De acordo com os próprios termos da corretora (TOS) as ordens executados são “finais e irreversíveis”. Provavelmente os usuários que quiserem manter os bitcoins enfrentarão processos judiciais ou algum acordo com a exchange. Contudo, a execução dos termos dependerá da legislação local.

Foi levantado a possibilidade de um erro no possível bot da corretora:

Se for culpa da PDAX, o que pode ter acontecido é que eles usaram um bot de negociação (algo que eles usam para evitar um book parado) e ela errou ou, pior, alguém estava inserindo manualmente ordens no book e cometeu um grande erro (esqueceu um 0, haha).

afirmou um usuário do Reddit.

É comum para corretoras pequenas usarem bots de negociação no Livro de Ofertas ou até mesmo inserirem manualmente grandes ordens de compra/venda direto do OTC. Com a alta demanda por criptoativos diversas corretoras passaram por problemas, Binance e Coinbase chegaram a ficar fora do ar

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br