O investidor bilionário em tecnologia Mark Cuban disse que seria mais feliz possuindo bananas do que Bitcoin (BTC).

Cuban fez suas observações em um vídeo de perguntas e respostas publicado no YouTube pelo canal Wired em 27 de setembro. Durante a sessão de perguntas e respostas, ele respondeu a um usuário do Twitter perguntando por que Cuban odeia criptomoedas se estão “proporcionando oportunidade para as pessoas aumentarem seu patrimônio.”

Primeiro, Cuban aparentemente sugeriu que o problema que ele tem com o Bitcoin é que seu preço é determinado pela demanda do mercado por ele:

“Aqui está a coisa sobre criptomoedas, particularmente BTC: o Bitcoin vale o que alguém pagará por ele.”

BTC não tem valor intrínseco, diz Mark Cuban

Cuban continuou, sugerindo que o Bitcoin não tem valor intrínseco. Para explicar melhor seus pensamentos sobre o assunto, ele comparou o ativo criptográfico às obras de arte, histórias em quadrinhos e cartões de beisebol:

“Você já viu alguém que colecionava cartões de beisebol? E eles estavam muito, muito orgulhosos de seus cartões de beisebol porque continuavam dizendo que iam subir de preço? Quadrinhos – a mesma coisa, até obras de arte.

Não existe um valor intrínseco real, você não pode comer um cartão de beisebol […] Seu trabalho artístico pode parecer bom na parede, mas não há muito o que fazer com ele. Bitcoin – há menos ainda o que fazer com ele: pelo menos eu posso olhar para o meu cartão de beisebol […] posso olhar para a arte.”

Bitcoin é como ouro, é como uma religião

Em seguida, Cuban levanta a preocupação de que o Bitcoin seja muito complicado para as pessoas comuns, dado o grande número de opções para suas necessidades de armazenamento e prevenção de roubo. É aqui que ele observa que o Bitcoin, geralmente chamado de ouro digital, é realmente como ouro:

“Eu digo que é como ouro. O ouro é uma religião: as pessoas que gostam muito de ouro – elas dizem que se houver uma recessão econômica e tudo ir pro saco, se você tiver ouro ficará bem.

Não, você não ficará! Você vai carregar uma barra de ouro – alguém vai bater na sua bunda, nocauteá-lo e roubar sua barra de ouro e isso vai acontecer de novo e de novo e de novo. Eu prefiro bananas, posso comer bananas. Criptomoeda… não muito.”

A opinião mudou?

Em um vídeo de outubro de 2017 intitulado “Guia Mark Cuban para enriquecer”, Mark recomendava a compra de bitcoin ou ethereum com limite de até 10% do portfólio. Porém, fazia uma ressalva de que se você seguisse essa dica, deveria fingir que já tinha perdido esse dinheiro, pois considerava os ativos de alto risco.

Fonte: cointelegraph.