Republicanos e Democratas nos Estados Unidos se uniram para lançar uma legislação investigando e tentando interferir na adoção do Bitcoin em El Salvador, cujo presidente não ficou nada feliz com o acontecido. 

“Não somos sua colônia, seu jardim da frente ou de trás.”, tuitou Nayib Bukele presidente de El Salvador se referindo ao senado dos EUA. Os senadores Jim Risch, Bill Cassidy e o democrata Bob Menedez apresentaram o  “Accountability for Cryptocurrency in El Salvador (ACES) Act” nesta quarta-feira (16). 

Para os autores, a Lei do Bitcoin (que permitiu a adoção da criptomoeda como moeda legal em El Salvador) “abre porta para cartéis de lavagem de dinheiro e mina os interesses dos EUA”.

O Republicano Jim Risch acredita que a adoção do bitcoin em El Salvador poderia fortalecer países como a China:

“Esta nova política tem o potencial de enfraquecer a política de sanções dos EUA, capacitando atores malignos como a China e organizações criminosas organizadas. Nossa legislação bipartidária busca maior clareza na política de El Salvador e exige que o governo mitigue o risco potencial para o sistema financeiro dos EUA.” 

A resposta do presidente de El Salvador foi muito forte, chegando a chamar os senadores de “Boomers”:

“OK boomers….

Você tem 0 jurisdição em uma nação soberana e independente.

Não somos sua colônia, seu quintal ou seu quintal.

Fique fora de nossos assuntos internos.

Não tente controlar algo que você não pode controlar 😉” disparou Bukele. 

Nayib Bukele tweet contra os EUA

Pouco tempo depois, Nayib utilizou a famosa frase norte-american “land of the free, home of the brave” para se referir a El Salvador, indicando que a terra da liberdade é seu país. 

A lei

A lei proposta, se for aceita, dará para agências federais o prazo de 60 dias para reportar ao Congresso o que está acontecendo em El Salvador. 

Inclusive o impacto nos bancos com relação ao fluxo de remessas dos Estados Unidos para El Salvador. Vale ressaltar que usando bitcoin a população de imigrantes El Salvadorenhos está economizando bilhões de dólares em taxas bancárias, alguns bancos cobravam até 20% do valor da transferência dos EUA para El Salvador. 

Além disso, o Congresso quer saber se a lei está de acordo com a política de controle de privacidade de como a Financial Action Task Force (FATF), as implicações de segurança relacionadas ao tema, os imapctos macro e micro econômicos e o potencial de redução do uso do dólar por El Salvador, além de diversos outros pontos. 

Após o período do relatório, a lei dá 30 dias para o Secretário do Estado começar um plano de implementação das possíveis medidas contra os “riscos” de El Salvador.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br