Cointimes

Presidente de El Salvador diz que Bitcoin é o oposto da FTX

Bukele, presidente de El Salvador

O presidente salvadorenho Nayib Bukele, famoso por seus esforços recentes para tornar o bitcoin amplamente adotado em El Salvador, aproveitou o colapso da exchange FTX como uma oportunidade para defender o bitcoin.

Bukele, um maximalista de Bitcoin, usou o Twitter para expressar a importância do Bitcoin em meio ao caos em curso no mercado cripto. Ele escreveu que a FTX é diferente do Bitcoin. A falta de transparência e o manuseio desleal dos fundos dos usuários da FTX o fez apontar o quão opostos são os modi operandi do FTX e do Bitcoin:

“O FTX é o oposto do Bitcoin,” escreveu Bukele. “O protocolo do Bitcoin foi criado precisamente para evitar esquemas Ponzi, corridas bancárias, e resgates e realocação de riqueza como de Enron, WorldCom, Bernie Madoff  e Sam Bankman-Fried. Alguns entendem, outros ainda não. Mas ainda é cedo.”

Ele defende fortemente a maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado, acreditando que ela é a ferramenta contra todos os escândalos e esquemas Ponzi aos quais a economia global está exposta.

Rumores se espalharam dizendo que a reserva de Bitcoin de El Salvador estava na FTX. O CEO da Binance, CZ, desmentiu a situação no papel de mensageiro do presidente.

Mas com o bitcoin cerca de 75% abaixo de seu pico de US $68,9 mil em novembro de 2021, El Salvador, o primeiro país a tornar o BTC uma moeda de curso legal, está sofrendo grandes perdas não realizadas. No início de julho, a carteira do país centro-americano BTC foi avaliada em $46,6 milhões de dólares em comparação com um investimento total de quase $104 milhões de dólares.

Desde então, porém, o preço do bitcoin caiu mais de 17%, adicionando ainda mais pressão ao acervo do token digital de El Salvador. No entanto, Bukele não parece incomodado com a ação do preço, uma vez que ele continua a explorar as perspectivas de longo prazo do bitcoin.

O país lançou sua própria carteira digital, o aplicativo Chivo, para transformar o Bitcoin em uma moeda nacional proeminente para El Salvador. Apesar de tudo isso, a previsão de Bukele sobre a economia liderada pelo Bitcoin não parece ter uma mudança positiva no crescimento do país. Além disso, a adoção do BTC entre os habitantes locais não é comum.

Saiba mais: 77% dos cidadãos acreditam que o Bitcoin falhou em El Salvador

É evidente, a partir das opiniões de Bukele, que a verdadeira descentralização e transparência da Bitcoin o convence a considerar a moeda como “o futuro.” As críticas prevalecem e, negligenciando tudo isso, Bukele surge como o defensor determinado das economias impulsionadas pelo Bitcoin.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading