Cointimes
Tecnologia

Primeira fase do Open Banking tem data anunciada pelo Banco Central

Primeira fase do Open Banking tem data anunciada pelo Banco Central

O Banco Central do Brasil anunciou hoje a data de lançamento do Open Banking. O evento ocorrerá no dia 1 de fevereiro às 11 horas e contará com a participação de Roberto Campos Neto, presidente do BC e outros nomes envolvidos no projeto. O evento será transmitido ao vivo no canal do Banco Central no youtube.

O Open Banking é uma solução que promete trazer portabilidade aos dados do usuário e maior integração do sistema financeiro, facilitando assim, a criação de novas ferramentas e serviços. 

Apesar do novo sistema permitir a integração de dados para as empresas, o cliente terá autonomia para decidir quais dados serão compartilhados com quais instituições. O BC deixa claro a necessidade de confirmação explícita do cliente para tal ação:

“​As instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:

  1. Consentimento;
  2. Autenticação; e
  3. Confirmação.

Essas etapas devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos e devem ser efetuadas com segurança, agilidade, precisão e conveniência, de forma sucessiva e ininterrupta, com duração compatível com seus objetivos e nível de complexidade.”

A ideia por trás do projeto é permitir que existam APIs abertas para que fintechs, bancos, seguradoras, empresas de empréstimos e quaisquer instituições interessadas possam desenvolver novos produtos e serviços financeiros a seus clientes.

Segundo o Banco Central:

O Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio centrados em uma experiência do cliente sem fricções, com segurança, agilidade e conveniência para os clientes, favorecendo a inclusão financeira e a educação financeira da população.

Atualmente, o Reino Unido já implementou a ideia do Open Banking com sucesso, Estados Unidos, Austrália, Japão, União Europeia e Hong-Kong estão em fase de desenvolvimento.”

Leia mais: Mais de 100 empresas já compraram bitcoin, diz CEO da MicroStrategy.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

FBI investiga spyware que invade dispositivos por WhatsApp

Yan Heiji
29 de abril de 2020

Notificações de tribunal de Nova York podem ser NFTs

Priscila Gorzoni
14 de junho de 2022

Ethereum 2.0 lança attacknet e procura hackers oferecendo R$25 mil

Neto Guaraci
20 de julho de 2020
Sair da versão mobile