O professor e escritor José Kobori, com mais de 700 mil seguidores no YouTube, criticou a desinformação sobre o Drex e um suposto confisco de dinheiro nos bancos. Ele esclareceu que o Banco Central do Brasil não está criando uma nova moeda, mas sim uma tecnologia de tokenização de ativos. Kobori descreveu as preocupações como “terror infantil” e explicou que a tokenização facilitará processos como a liberação de gravames em financiamentos de veículos e imóveis.
Kobori relembrou o confisco da poupança durante o governo Collor, um episódio que ainda causa temor entre os brasileiros. No entanto, ele afirmou que a criação do Drex não implica em um novo confisco. Segundo ele, apenas aqueles envolvidos em atividades criminosas devem se preocupar com a digitalização do dinheiro, pois preferem o uso de dinheiro em espécie.
Por fim, Kobori criticou os “coachs da liberdade” por espalharem desinformação sobre o Drex e um possível confisco, uma visão que ele não compartilha. Ele considera irresponsável associar a digitalização do dinheiro a um novo confisco, destacando que a tecnologia visa melhorar a eficiência financeira.