Cointimes

Projeto em pré-venda permite transação secreta de Bitcoin via rádio

Locha Network

Transações de bitcoin e monero por uma rede mesh anônima, sem internet diretamente conectada, chats criptografados e sistema open source, essa é a Locha Mesh.

A Locha é um projeto que surgiu na Venezuela por bitcoiners com receio da censura de Maduro na internet e ganhou espaço na comunidade de criptomoedas. A ideia era permitir a comunicação e transação privada e anônima.

Para resolver esses problemas, Randy Brito – CEO da Bitcoin Venezuela – imaginou uma rede paralela utilizando a ideia de mesh network. Também conhecida como meshnets, este é um tipo de rede local sem hierarquia, com nós dinâmicos, roteamento de informações e que muitas vezes funcionam via rádio. 

Essa topologia de rede é extremamente resiste, contudo, ela precisa de hardware e software especializado. Para financiar o projeto, Randy conseguiu 150 moneros no sistema de funding da criptomoeda anônima e se comprometeu a integrar o XMR no sistema.

Após quase 12 meses de desenvolvimento, os primeiros dispositivos da Locha Network estão em pré-venda. Chamados de Turpial, eles permitem compartilhamento de arquivos, chats, transações de bitcoin, monero, roteamento de dados para tornar difícil encontrar quem fez determinada ação na rede. 

Ilustração com emojis e pássaro vestido de bruxo

Os dispositivos têm um alcance máximo de 4km e até mesmo permitem a comunicação quando falta energia, algo comum na Venezuela. Como o código e especificações são abertos, qualquer pessoa pode montar seus próprios dispositivos e conferir a segurança dos programas. 

Além de todas essas funcionalidades, ele permite que os usuários ganhem frações de bitcoin ou monero usando o recurso RCP-Pay, no qual algumas funções no node são pagas.

“Uma rede descentralizada sem servidores nem um único ponto de falha. Retransmitir dados para outros, você pode oferecer serviços gratuitamente ou ser pago em BTC, XMR, Lightning Network e RPC-Pay.”

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading