Cointimes

Proteção de patrimônio em tempos de crise das exchanges

R$ 1 milhão em bitcoin

O caso FTX está acendendo muitos alertas no mercado cripto. Como os usuários e investidores podem se precaver?

Em um momento tão instável e apreensivo para o mercado cripto, precisamos falar sobre como proteger seu patrimônio.

Bitcoin e as crises de corretoras

O bitcoin tem se mantido durante a semana de forma bem lateralizada, um indicativo de que os investidores mais observam do que realmente movimentam capital de risco no momento atual.

O indicador de volume no gráfico tem perdido cada vez mais movimentação entre compra e venda. Mesmo com pouco volume, quando a moeda tem esse tipo de padrão, é uma possibilidade de movimento maior em um futuro próximo. Veremos uma entrada de capital forte nos próximos dias; o que resta é saber se será de compradores ou vendedores.

gráfico do preço do bitcoin

Após os casos de corretoras insolventes e medo extremo de que mais episódios como esses podem estar acontecendo, dados apontam que os investidores brasileiros aumentaram em 450% a aquisição de carteiras físicas para utilizar como forma de proteção dos ativos. Essa é de fato a melhor maneira de se proteger não só de corretoras, mas também de ataques nas redes da internet.

Algumas pessoas podem se assustar quando veem um “pendrive” ter um preço relativamente alto para guardar criptomoedas, e muitos desistem de adquirir observando apenas essa métrica, mas quando você atentar aos fundamentos que têm em seus principais pilares a segurança, privacidade e a posse de seus ativos, e conseguir transportá-los de maneira fácil (diferentemente do ouro, por exemplo, que é muito difícil de transportar), compreenderá que é um investimento que, a longo prazo, protegerá toda a sua trajetória e as criptomoedas que você carrega consigo.

Adquirindo carteiras cripto

Se você planeja adquirir uma wallet física, mas está sem condições financeiras no momento para obter e tem receio de deixar suas criptos em corretoras ou qualquer outro modelo de custódia, existem mobile wallets, que são carteiras com chaves privadas em um formato de app para você custodiar de forma totalmente responsável.

carteira física de criptomoedas

As mais utilizadas são a MetaMask, pela usabilidade e facilidade de transacionar ativos para o mundo Defi, a rede ERC-20 e outros modelos;  e a BlueWallet, que também oferece serviços de chaves privadas e segurança para guardar bitcoins.

Existem serviços ainda mais avançados que te fornecem um maior anonimato na rede; então, você já sabe que meios para se proteger é o que não falta.

A educação em torno do mundo da criptografia exige bastante esforço para compreender que não são simples ativos ou “moedas digitais”. Eles podem ser a construção do seu patrimônio no futuro, podem transformar a vida de uma maneira que você talvez jamais imaginou, mas que por descuido ou falta de conhecimento pode ser tirado de você na mesma velocidade com que você investiu seu dinheiro.

Como já disse Satoshi Nakamoto: “Not your key, not your coin.” (Sem sua chave, não é sua moeda).

Para continuar acompanhando o mercado cripto e o momento das exchanges, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading