Protegendo seus bitcoins contra roubos

O mundo das criptomoedas, do qual o bitcoin é a mais famosa, se assusta sempre que há uma notícia de que crackers invadiram corretoras e levaram os fundos dos clientes. O método mais seguro de proteger seus bitcoins, é comumente conhecido como paper wallets: carteiras físicas que podem ser feitas offline.

A principal novidade da tecnologia é permitir que as pessoas tenham poder sobre o seu dinheiro. Isso inclui armazenar, tomar conta de suas reservas e não depender de um terceiro que pode não ser 100% confiável.

Como proteger seus bitcoins contra roubos?

 

Neste tutorial vamos proteger seus bitcoins utilizando armazenamento offline, impedindo ataques virtuais à sua wallet.

Usaremos a ferramenta bitaddress.org e faremos, literalmente, carteiras de papel, mas você também pode adquirir carteiras físicas como a Ledger ou a Trezor.

Nossa carteira usará o BIP38, um sistema de autenticação em dois passos do próprio software do Bitcoin.

Vamos aprender como fazer uma paper wallet segura baixando a página e gerando os endereços em um computador offline. Recomendamos que faça usando uma distribuição linux em um pendrive ou uma máquina virtual.

1.Baixe a versão offline aqui, extraia os arquivos do .zip e abra o arquivo bitaddress.org.html;

2.Gere aleatoriedade. Para fazer isso, mova o mouse e escreva algo na caixa de texto, até completar 100%.

carteira de papel

3.Clique em paper wallet e depois marque a caixa de Hide Art? (Não obrigatório, mas nesse exemplo fica melhor para visualizar). Em Addresses to generate, digite 1 para gerar apenas uma carteira. Lembrando que você pode gerar vários endereços ao mesmo tempo, se quiser.

carteira de papel gerando endereços
4.Para fazer uma paper wallet com uma camada maior de segurança, marque a opção BIP38 Encrypt e escreva uma senha na caixa de texto ao lado de Passphrase. Por fim, clique em Generate.

senha carteira de papel

 

5.Pronto! Após alguns segundos o site gerará a carteira onde a chave privada estará criptografada com a senha escolhida.

carteira de papel gerada
6.Imprima a carteira usando o botão Print.

 

Explicando os números da carteira que você acabou de gerar:

  1. 1. O Bitcoin Address (1PHTxr1Y68hoqvyQjqToDHKageE7xepW6x) é o hash da chave pública, ou seja, o endereço que você usará para depositar seus bitcoins.
  2. 2. A Encrypted Private Key (6PnRqkYAVJVdXELFEv9qbX8hVad11JYknzwHU4xctEEQSkr2XTXmCpbqqv) é a chave privada criptografada pela senha qwer1234poiu0987. Sem a senha, é impossível importar o endereço.


Dicas
:

  1. 1. Imprima a chave gerada e guarde em um local seguro;
  2. 2. Faça backup das chaves imprimindo-as mais de uma vez e guardando em local distinto;
  3. 3. Anote sua senha! Esquecê-la significa perder o acesso aos bitcoins depositados;
  4. 4. Use um computador totalmente offline com uma distribuição Linux em um pendrive para criar as paper wallets. Use a versão offline do site que se encontra no github ou baixe aqui.
  5. 5. Quando você quiser utilizar os bitcoins da paper wallet, recomendamos que você utilize a Blockchain.info para movimentar seus bitcoins. O próximo artigo ensinará você a fazer isso. Fique ligado no blog.

Gostou do tutorial? Achou fácil de seguir os passos? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo com outros bitcoiners ?

Sobre o criador de conteúdo

23 anos, empreendedor e apaixonado por tecnologia. Hoje comando toda a área de operações e atendimento ao cliente da Foxbit, a maior corretora de bitcoins do Brasil, que eu fundei em 2014.

Comentário

  • micaella mott fagundes
    11 de setembro de 2018

    MUITO BOMMM

Postar um comentário

You don't have permission to register