Cointimes
Finanças

Quais as melhores opções de empréstimo do mercado? Confira

Se você mora no Brasil e já precisou solicitar um empréstimo você já sabe o quão burocrático e caro pode ser esse processo. O Brasil possui uma das maiores taxas de juros do mundo, especialmente quando se fala em cartão de crédito, que variam em torno de 250,00% ao ano.

Nesse artigo vamos te mostrar quais as melhores opções do mercado para se conseguir um empréstimo. Existem diferentes modalidades para se pedir dinheiro emprestado, e é necessário compreendê-las para tomar a melhor decisão financeira.

Cheque especial

Esse tipo de empréstimo é realizado quando o correntista fica sem saldo na sua conta e precisa do dinheiro para realizar pagamentos. Em novembro do ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) limitou os juros do cheque especial a 8% ao mês. A maior parte das instituições, entretanto, cobra uma média de 7,78% ao mês, o que em um regime de juros compostos pode chegar a quase 150% ao ano.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é feito ao correntista levando em consideração a sua renda e seu histórico de inadimplência. Segundo a Anefac, os juros nesse tipo de modalidade alcançaram uma média de 5,56% ao mês (91,42% ao ano) em setembro de 2020.

Alguns exemplos de taxas cobradas pelo mercado:

Nubank – Empréstimo em torno de 2,20% ao mês (a.m)

C6 bank – Em torno de 1,25% a.m

Caixa – A partir de 2,29% a.m

É importante lembrar que esses valores podem variar a depender do histórico de inadimplência, renda e movimentação do usuário em sua conta corrente. Atrasar parcelas do cartão de crédito é um exemplo de situação que pode dificultar sua vida na hora de conseguir um empréstimo.

Cartão de crédito 

O cartão de crédito é concedido através de instituições financeiras com base na renda do cliente. O cartão é útil para parcelamento de compras, mas atrasar a fatura pode ser uma dor de cabeça. A taxa de juros nessa modalidade ficou em 11,12% ao mês (254,41% ao ano) em julho deste mês, segundo a Anefac.

Sem dúvida se endividar usando o cartão de crédito é uma das piores coisas que você pode fazer pela sua vida financeira devido às altas taxas e ao efeito em bola de neve que os juros compostos possuem.

Empréstimo com garantia

Dar segurança ao credor por meio de alguma garantia é provavelmente a melhor forma de conseguir baratear as taxas de um empréstimo. É por isso que quem tem bens valiosos como casas e carros conseguem pegar dinheiro emprestado a um custo menor.

Em casos onde se envolve algum imóvel ou automóvel como garantia, no entanto, é necessária a realização de uma averiguação para determinar as condições do veículo ou da casa/apartamento. Também é feita uma avaliação para determinar a facilidade para se vender aquele determinado imóvel ou veículo (em caso de inadimplência). 

Esse processo pode ser algo bastante demorado e burocrático, porém ele pode de fato lhe proporcionar taxas de juros muito melhores. Mas lembre-se do risco de você não conseguir cumprir com sua parte no contrato, e assim perder seu imóvel ou veículo. 

Confira alguns valores cobrados pelo mercado:

Creditas:  30.000 a partir de 1,39% | 8x de 4230 = 33.840 – Garantia em -automóvel

Creditas: 30.000 a partir de 0,75% | 8x de 3975 = 31.800 – Garantia em imóvel

Empréstimo com Bitcoin

Quando o assunto é ter empréstimos disponíveis a um custo mais baixo, ter criptomoedas pode ser tão importante (ou mais) quanto ter um automóvel na garagem.

Um novo produto de crédito que está sendo oferecido no Brasil pela empresa Rispar concede empréstimos com Bitcoin de garantia. Colocando suas moedas digitais como forma de garantia você pode conseguir empréstimos a partir de 0,99% ao mês a depender do LTV desejado, que varia de 20% a 60%.

Segundo a Rispar, “O LTV (Loan to Value) define o valor total de bitcoins que você deverá manter em custódia durante o seu contrato de crédito. Quanto maior o percentual, menor será a quantidade de bitcoins necessária.”

Como não é preciso realizar análise de crédito nem as condições do imóvel ou veículo, essa pode ser uma maneira rápida e prática para conseguir um empréstimo sem precisar vender seus bitcoins. Entre no site e faça sua simulação.

Simulação de crédito na Rispar

Existem também outras modalidades de crédito, como por exemplo crédito consignado, que é concedido à assalariados onde as parcelas são debitadas mensalmente de acordo com os pagamentos, refinanciamento imobiliário, crédito rural, crédito estudantil e outros. 

Cada um desses produtos conta com diferentes vantagens e desvantagens de acordo com a instituição, cabe a você avaliar qual é a melhor opção de acordo com seus bens e meios. Agora que você já conhece os principais tipos de crédito, que tal conhecer os melhores bancos digitais do Brasil?  

Esse artigo foi útil? Qual a melhor opção de empréstimo para você? Deixe nos comentários a sua opinião.

Leia mais: Exchange doa US$ 50 mil para financiar mais devs para o Bitcoin em 2021

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile