Cointimes

Quantidade de bitcoins cai 60% e atinge mínimo de 5 anos nas exchanges

Bitcoin quebrado

A quantidade de Bitcoin (BTC) armazenada em corretoras de criptomoedas sofreu uma grande queda e isso é ótimo para os investidores.

A provedora de análises de blockchain, Santiment, divulgou que a quantidade de bitcoin em exchanges de criptomoedas atualmente é de 6,4%, o menor patamar desde fevereiro de 2018.

A rápida mudança em direção aos métodos de autocustódia pode ser resultado das ações legais da SEC contra duas das principais plataformas cripto – Binance e Coinbase. A Comissão recentemente moveu processos judiciais, acusando as empresas de oferecer serviços de negociação com valores mobiliários não regulamentados.

Os dados da Santiment indicam que os traders de cripto continuam transferindo suas posições em bitcoin das exchanges. Atualmente, apenas 6,4% do fornecimento de BTC está retido nessas plataformas, enquanto a proporção era de 16% no início de 2020, uma queda de 60%. A última vez que a percentagem foi tão baixa foi em fevereiro de 2018, em meio a uma correção de mercado que durou vários meses.

Imagem

O fator principal para essa tendência continuada pode ser as recentes batalhas legais que a SEC dos EUA lançou contra as duas gigantes cripto – Binance e Coinbase – e as subsequentes questões de confiança que alguns podem ter com as exchanges.

As ações rigorosas do órgão regulador começaram em 5 de junho, quando acusou a Binance, o CEO Changpeng Zhao e a Binance.US de oferecer produtos não licenciados aos clientes, como seu token nativo BNB e a stablecoin BUSD, e moveu uma ação judicial contra eles.

No dia seguinte, mirou na Coinbase, alegando que a empresa operava como corretora, agência de compensação e bolsa de valores nacionais, sem obter previamente a autorização necessária. A agência também afirmou que a plataforma permitia serviços de negociação com valores mobiliários não registrados, incluindo SOL, MATIC, ADA, entre outros.

O gráfico da Santiment também mostrou que as retiradas mais significativas de BTC das exchanges ocorreram após o colapso da FTX no final do ano passado. Portanto, é seguro presumir que a percentagem de bitcoin armazenada nas exchanges continuará em níveis baixos, já que há muita incerteza em torno das plataformas de negociação.

No entanto, essa tendência é geralmente um sinal positivo para o ativo, pois a pressão de venda deve ser muito menor, dado o menor volume de BTC armazenado nas exchanges.

Baixe o app do Cointimes para ter a chance de ganhar prêmios exclusivos em competições.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading