Quem investe no Brasil? Era uma grande questão pra gente do Cointimes e, no dia 20 de Agosto, lançamos uma pesquisa para entender o comportamento das pessoas que investe no Brasil. Quem são essas pessoas? O que comem? Onde vivem?
A ANBIMA fez uma pesquisa esse ano que mostrava o “Raio X do investidor brasileiro” e trouxe dados bem interessantes sobre esse mercado.
Apenas 42% dos brasileiros tem alguma aplicação financeira, isso quer dizer que o restante da população não investe nem em poupança.
Olhando esses 42%, 32% considera poupança como investimento, que em 2017 teve rendimento de 1,22% ao ano.
No texto do Lucas Bassoto, ele aponta o maior problema de investirmos pouco, a educação financeira. Ele aponta que 40% dos brasileiros não poupam nenhuma quantia. Dos que poupam, apenas 10% separam uma quantia por mês para a poupança. Além disso, 47% dos brasileiros contam com o INSS para a sua aposentadoria. Não temos como investir se não temos uma base para isso.
https://cointimes.com.br/educacao-financeira-para-brasileiros/
Quem investe no Brasil? O Resultado
Olhando no recorte dos 42% que já investem, o Cointimes foi atrás de entender o real comportamento dos investidores do Brasil.
A nossa primeira grande pergunta era se os investidores de criptomoedas são os mesmo do mercado tradicional? Já te adianto que não e são bem diferentes.
Levantamos também a questão dos bancos. Hoje temos diversas fintechs nascendo com a proposta de ser a disrupção dos bancos e esse perfil bate diretamente com os investidores de criptomoedas. O que chamou mais atenção foi essa porcentagem nos investimentos tradicionais.
https://cointimes.com.br/banco-digital-vs-banco-tradicional-qual-escolher/
Entendemos também que o mercado ainda tem a sua maior parte composta por homens.
Com isso preparei um super infográfico de uma parte dessa pesquisa, vamos dar uma olhada?
Gostou do conteúdo? Quer receber mais análises como essa? Então se inscreva no canal do Cointimes no Youtube e siga o Facebook, Twitter e Instagram.