Breaking News  
Quem investe no Brasil? – Resultado da pesquisa Mercado

Quem investe no Brasil? – Resultado da pesquisa

Isac Honorato
Isac Honorato

Quem investe no Brasil? Era uma grande questão pra gente do Cointimes e no dia 20 de Agosto, lançamos uma pesquisa para entender o comportamento das pessoas que investe no Brasil. Quem são essas pessoas? O que comem? Onde vivem?

A ANBIMA fez uma pesquisa esse ano que mostrava o “Raio X do investidor brasileiro” e trouxe dados bem interessantes sobre esse mercado.

Apenas 42% dos brasileiros tem alguma aplicação financeira, isso quer dizer que o restante da população não investe nem em poupança.

Olhando esses 42%, 32% considera poupança como investimento, que em 2017 foi de 1,22% ao ano.

Pesquisa

No texto do Lucas Bassoto ele aponta o maior problema de investirmos pouco, a educação financeira. Ele aponta que 40% dos brasileiros não poupam nenhuma quantia. Dos que poupam, apenas 10% separam uma quantia por mês para a poupança. Além disso, 47% dos brasileiros contam com o INSS para a sua aposentadoria. Não temos como investir se não temos uma base para isso.

Educação financeira: problema para a maioria dos brasileiros

Quem investe no Brasil? O Resultado

Olhando no recorte dos 42% que já investem, o Cointimes foi atrás de entender o real comportamento dos investidores do Brasil.

A nossa primeira grande pergunta era se os investidores de criptomoedas são os mesmo do mercado tradicional? Já te adianto que não e são bem diferentes.

Levantamos também a questão dos bancos. Hoje temos diversas fintechs nascendo com a proposta de ser a disrupção dos bancos e esse perfil bate diretamente com os investidores de criptomoedas. O que chamou mais atenção foi essa porcentagem nos investimentos tradicionais.

Banco digital vs. banco tradicional: Qual escolher?

Entendemos também que o mercado ainda tem a sua maior parte composta por homens.

Com isso preparei um super infográfico de uma parte dessa pesquisa, vamos dar uma olhada?

Pesquisa - Quem investe no Brasil?

Gostou do conteúdo? Quer receber mais análises como essa? Então se inscreva no canal do Cointimes no Youtube e siga o FacebookTwitter e Instagram.

Isac Honorato
Isac Honorato

Editor e roterista do Conexão Satoshi e dos programas do Cointimes, eu fui responsável pela co-criação do Foxbit Educação, por todo o projeto de layout do Cointimes e do novo site da Foxbit. Sou nerd, designer, filmaker e especialista em marketing de conteúdo na Foxbit.