Cointimes
Política

Real digital terá suporte para IoT, programação e será rastreável

Real Digital

Segundo reunião na Câmara dos Deputados ontem (27), o Banco Central do Brasil tem como uma das principais diretrizes para o Real Digital o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Fábio Araújo da Secretaria Executiva do BC, afirmou que há diversas aplicações que o novo dinheiro totalmente digital do Brasil conseguirá suportar como:

E até mesmo pagamentos ‘online’ e “eventualmente ‘offline’”. Araújo deixou claro que o novo sistema não cortará intermediários, ou seja, o dinheiro será emitido pelo BC, mas as custódia e distribuição será feita pelo sistema de pagamentos tradicional. 

A desintermediação é a um grande receio para os bancos tradicionais, pois uma vez que o BC tenha o controle de cada transação, moeda e conta de pagamento, é muito simples se livrar dos bancos e se tornar o único ente no mercado financeiro. 

É por esse motivo que muitos bancos ao redor do mundo estão comprando pedaços em empresas de desenvolvimento em criptomoedas, como explicado na matéria “O Bitcoin salvará os bancos – Entenda como

“As pessoas pensam que os bancos odeiam o Bitcoin; Não, eles odeiam quando uma forma de dinheiro ou ativo financeiro escapa de sua capacidade de rehipotecá-lo e/ou cobrar comissões para negociá-lo. Também é provável que não seja a ameaça existencial aos bancos que algumas pessoas acreditam que é. O evento de nível de extinção para bancos comerciais não é Bitcoin ou qualquer outro ativo digital privado, é o seu governo doméstico permitindo que a população mantenha contas diretamente com o Banco Central” – Arthur Hayes, CEO da Bitmex.

O real digital também será extremamente rastreável, para cumprir com as diretrizes internacionais contra a lavagem de dinheiro. Apesar de cumprir com as leis da LGPD.

Em nenhum momento foi dito que a extensão da moeda brasileira será de código aberto e auditável pela população, trazendo riscos em relação à transparência do sistema, assim como acontece atualmente com as urnas eletrônicas. 

Posts relacionados

Depois de regulamentação, “exchange anônima” ganha volume no Brasil

Neto Guaraci
17 de setembro de 2019

Solução do governo libanês para colapso da moeda? Banir apps de cotação

Neto Guaraci
15 de maio de 2020

O Federal Reserve dobrou a oferta de dinheiro desde 2008

Cointimes
10 de fevereiro de 2020
Sair da versão mobile