Cointimes
Economia

Real é a moeda mais forte de 2022, diz economista Fernando Ulrich

Fernando Ulrich real

Reprodução/Youtube

Após o dólar cair para menos de 5 reais, nível que não via desde junho do ano passado, o economista Fernando Ulrich diz em vídeo recente que o real brasileiro é a moeda mais forte do ano.

“Nós estamos vendo o melhor início de ano para nossa moeda desde 2009. Se [em] março [o dólar] fechar em queda, nós teremos fechados 5 meses consecutivos de queda da taxa de câmbio.”, disse Fernando.

Veja o vídeo completo abaixo:

Mas o que explica a queda do dólar?

De acordo com o estudioso e especialista em economia austríaca, o que explica esse movimento é o “carrego” (carry trade): o diferencial de juros na taxa doméstica versus a taxa americana.

O recente aumento na taxa selic ajudou ainda mais neste movimento. Em comparação com outros países, suas taxas de juros e níveis de inflação, o Brasil tem uma das únicas moedas capazes de oferecer um rendimento real positivo.

Além disso, segundo Ulrich, o aumento nos preços do petróleo, minério de ferro e soja contribuiu para o fortalecimento do real no cenário mundial, já que o Brasil é um grande exportador destes produtos.

Até onde o dólar pode cair?

Levando em conta a perda de compra do dólar e do real usando os índices de inflação de cada país (CPI e IPCA, respectivamente), temos uma taxa de câmbio de equilíbrio de R$ 4,56.

O gráfico abaixo, mostrado no vídeo de Ulrich, reflete os dados desde março de 1999 até fevereiro de 2022. Teoricamente esse resultado poderia ser visto como uma espécie de “preço justo” para o dólar, mas não há garantia de que a cotação chegue a este patamar.

Por fim, Fernando Ulrich ainda chamou o momento de uma “ótima janela de oportunidade”, pois estamos em anos de eleições e “muita coisa pode acontecer” e trazer volatilidade à moeda. Pode ser o momento de aproveitar um real forte e comprar dólar?

“Quem nunca dolarizou, considere usar esse momento para executar essa estratégia. […] Não é uma ideia de operar o câmbio e fazer uma aposta única, mas sim aproveitar a janela e executar a estratégia ao longo dos meses.”, conclui ele.

Veja também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Inflação em agosto pode atingir maior valor desde Lula

Neto Guaraci
25 de agosto de 2021

FED realiza maior aumento na taxa de juros em 28 anos, BC do Brasil deve fazer o mesmo?

Cointimes
15 de junho de 2022

Paulo Guedes decepciona liberais diz que é insanidade privatizar o SUS

João Victor
29 de outubro de 2020
Sair da versão mobile