Novos dados de redes sociais e do blockchain do bitcoin revelam a estratégia de investidores institucionais, do varejo e a possível direção das altcoins no momento. 

Um relatório lançado pela Santiment revelou nesta madrugada de terça-feira (31/08) que o mercado está indicando um movimento de queda para o Bitcoin no curto prazo, mas alguns investidores já estão esperando um possível rompimento dos US$50 mil. 

Que tal escutar nosso podcast sobre o assunto? Ouça abaixo:

Mindshare: uma nova métrica em vez do marketshare

A análise que foi realizada envolvendo mais de 1000 canais de criptomoedas (incluindo Telegram, Twitter, Reddit e outros) revelou que as menções ao bitcoin caíram – 31,8% desde a última semana. 

Com essa queda o “mindshare”  do bitcoin no mercado caiu -14,1%, o menor valor nos últimos 3 meses. 

O “mindshare” pode ser definido como a participação que as criptomoedas têm na mente dos traders, investidores e empresas – a Santiment calcula o mindshare baseado em redes sociais. 

Enquanto isso, as altcoins têm visto um pump na mente dos investidores e isso está afetando o preço desses ativos. Cardano (ADA), Solana (SOL) e Fantom (FTM) tiveram altas respectivas de 109,62%, 215,32%, 190,89% nos últimos 30 dias segundo o Coingoback. 

Baleias tomam posição e sardinhas também

Dados do blockchain mostram que as baleias do bitcoin (investidores com grandes quantidades da moeda) voltaram a acumular no curto prazo.

Mas a atividade no blockchain ainda está muito baixa e o índice MVRV (que mostra a capitalização do mercado dividido pelo marketcap realizado por UTXO) está próximo de uma zona perigosa, indicando possível queda no curto prazo. 

Ou seja, algumas baleias do bitcoin estão se posicionando no mercado para o possível rompimento dos US$50 mil, enquanto os investidores do varejo estão com baixo mindshare para a principal criptomoeda e têm movimentado pouco. 

Em suma, o relatório indica que pode ser uma boa estratégia esperar uma definição de mercado para um posicionamento mais contundente, principalmente quando as métricas positivas se alinharem.

No demais, o preço do bitcoin continua subindo mesmo sem aumento expressivo na procura do varejo, indicando uma alta saudável. 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br