Cointimes
Legislação

Regulamentação para Bancos de Criptomoedas chegando mais rápido que o esperado

cadeira do fed vazia

As entidades reguladoras estão procurando desenvolver um conjunto de regras para bancos de criptomoedas mais cedo do que o esperado, de acordo com uma nota do Morgan Stanley publicada na semana passada.

Essa nota segue uma declaração conjunta do Federal Reserve, Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC) e Office of the Currency (OCC) em 23 de novembro, que delineou um “sprint de política” para desenvolver regras para empresas que oferecem serviços no ecossistema das criptomoedas.

“Já se sabia que os reguladores estavam trabalhando nessa estrutura”, diz o relatório, mas seu “senso de urgência” sobre o assunto é positivo para a implementação de novas regras “mais cedo ou mais tarde”.

“Uma regulamentação bem elaborada ajudará a promover a adoção de ativos cripto e seus serviços relacionados”, escreveram os analistas do Morgan Stanley.

O maior risco apontado pelo banco é que os reguladores agem rápido demais e “implementam medidas que inadvertidamente inibem a adoção de criptomoedas” e, embora não seja o seu caso base, “os reguladores ainda poderiam, em teoria, adotar uma postura altamente restritiva sobre serviços relacionados à criptomoedas (ou proibir de uma vez) que inibem severamente seu crescimento.”

Os serviços que se enquadram no escopo desta nova estrutura incluirão “custódia; facilitação da compra/venda de criptoativos pelo cliente; empréstimos garantidos por criptoativos; emissão e distribuição de stablecoins; e atividades envolvendo a detenção de ativos criptográficos nos balanços dos bancos ”, diz a nota.

Os reguladores também irão “avaliar o capital potencial e os padrões de liquidez para os bancos aderirem ao fornecer serviços relacionados à criptomoedas”, disse o banco.

​​Estamos observando movimentos regulatórios contra o mercado já há algum tempo e eles realmente parecem estar ganhando velocidade e tração em diversos países.

O surgimento das CBDCs, carta do Senado às stablecoins, regulamentações sobre staking que estão limitando a oferta por instituições tradicionais, entre outros tantos casos já noticiados aqui no Cointimes, que afetam direta ou indiretamente todo o ecossistema.

Lembrando que o mercado está atento para o dia 03 de dezembro, que é o prazo limite de resposta da Tether e outras empresas emissoras de stablecoins para a carta enviada pelo governo dos Estados Unidos.

Leia mais:

Há anos nós calculamos a dominância do Bitcoin de forma errada; entenda

Exchange adquire outras duas por US$ 216 milhões e seu token sobe quase 250%

Bitcoin luta para ficar acima de US$ 57 mil enquanto ETH se aproxima de ATH – Resumo de Mercado

Banco Central avalia casos de uso para o Real Digital com DeFi e IoT

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Posts relacionados

A Legalidade dos Smart Contracts

Victor Gomes
20 de junho de 2018

Criptomoedas sangram e os políticos estão de olho nelas – Resumo da semana

Gustavo Marinho
11 de dezembro de 2021

Projeto de Lei que permite salário em criptomoeda é apresentado na Argentina

Bruno Haacke
8 de julho de 2021
Sair da versão mobile