Cointimes
Bitcoin

Ripple XRP é melhor do que Bitcoin, diz Vitalik Buterin

vitalik buterin

O idealizador da plataforma Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou que a XRP é melhor do que o Bitcoin. Será que ele tem razão?

A afirmação veio o em resposta ao pesquisador e engenheiro de software Pierre Rochard, que defendia o Bitcoin como uma stablecoin ideal.

https://twitter.com/VitalikButerin/status/1099497025748398080

Rochard fez o upload de um gráfico comparando o Bitcoin com ele mesmo, querendo dizer que 1 bitcoin sempre valerá 1 bitcoin.

Vitalik responde dizendo que ele acha que Rochard deveria usar o gráfico da XRP, pois “soa mais como dinheiro”.

Adicionando que a Ripple tem parcerias com várias instituições e que por esses motivos o token seria melhor.

Primeiro vamos aos fatos, a XRP é um misto entre criptomoeda e sistema centralizado. Para quem tem dúvidas sobre o token ou o que a Ripple Labs faz, veja o post abaixo:

https://cointimes.com.br/xrp-ripple-saiba-o-que-e/

E a empresa por trás desse Frankenstein criptográfico quer “apenas” substituir o sistema legado de transferências internacionais usado pelos bancos, o Swift. Tal sistema movimenta alguns trilhões de dólares diariamentee é extremamente ineficiente.

Se a Ripple e seus produtos conseguirem tomar apenas um pequeno espaço nesse mercado, bom, poderemos ver a rede Ripple e eventualmente o token XRP se valorizando absurdamente.

Vale lembrar que em 2013 Vitalik escreveu um artigo para a Bitcoin Magazine chamado de “The New Kid on the Block” onde ele explana os motivos para ver a XRP como uma alternativa viável, além de contar a história da companhia por trás do projeto.

Vitalik estaria correto?

Primeiramente, o criador do Ethereum estava sendo sarcástico, apesar disso sua afirmação tem um fundo de verdade em alguns pontos.

WhalePanda, ferrenho defensor do Bitcoin criticou o projeto do Ethereum, falando sobre sua política monetária imprevisível e centralização das decisões sobre o protocolo:

A verdade é que o criptoativo XRP tem um DNA completamente diferente das demais criptos, ele foi criado para integrar os produtos da RippleNet o que torna essencialmente diferente do Bitcoin.

Compará-los em alguns casos não faz sentido algum. Quem irá ser predominante no futuro? Isso é extremamente complicado de responder, mas creio que o mercado tem espaço para os dois.

O Bitcoin é a criptomoeda mais resistente do mercado, enquanto a Ripple (XRP) é muito mais eficiente e atraente para os bancos.

O que você dessa afirmação do Vitalik? Qual sua opinião sobre o tema? Deixe nos comentários.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile