Cointimes

[Novidade] Regulada pelo Banco Central, Fintech oferece empréstimos com garantia em criptomoeda

Rispar

Com taxas a partir de 0.99% ao mês, a Rispar é a primeira fintech a oferecer empréstimos em Reais com garantia em criptomoedas. Entenda as vantagens e como isso muda completamente o cenário de criptoativos no Brasil.

A Rispar, fintech de empréstimo em reais com garantia em criptoativos, é a primeira empresa a oferecer crédito tendo criptomoeda como garantia. A fintech inaugura um segmento inédito no Brasil e possui sinal verde para operar, tendo como regulador o Banco Central do Brasil.

Rispar crédito com cripto

Novidade no Brasil, mas com mercado maduro

Apesar da novidade no Brasil, o mercado de empréstimos em bitcoin e outros ativos digitais tem uma longa história e já movimenta bilhões de dólares. Apenas a empresa norte-americana Genesis já originou o equivalente a US$ ~13 bilhões em empréstimos garantidos em criptoativos desde 2018. 

Os números são absurdos, somente no terceiro trimestre os empréstimos subiram 50%. O mercado de empréstimos em ativos digitais tem crescido mais rápido que o mercado tradicional no mesmo setor. 

A tendência de digitalização chegou na área de empréstimos por meio do bitcoin. 

Existe alguma vantagem em empréstimo com garantia em bitcoin?

Mas quais seriam as vantagens de empréstimos com ativos digitais em reais? 

Uma das grandes vantagens é que eles são empréstimos colateralizados, ou seja, têm como garantia as criptomoedas e portanto oferecem taxas de juros abaixo do praticado pelo mercado. 

Segundo a Agência Brasil, mídia do próprio governo brasileiro, a taxa de crédito pessoal chegou a 70,3% ao ano até novembro de 2020 ou 8,81% ao mês. Enquanto a Rispar cobra uma taxa mínima de 0.99% ao mês. 

Contudo, a maior vantagem é que você não precisa mais vender suas criptomoedas, assim, evitando o pagamento dos impostos nessa operação. É uma estratégia válida, caracterizando uma elisão fiscal (uma maneira legal de pagar menos impostos). 

Além disso, a pouca burocracia serve também para agilizar os empréstimos. A Rispar nem sequer  faz consulta ao seu CPF no SPC ou Serasa – mesmo com nome sujo você pode conseguir um empréstimo.

Precisou de dinheiro e não quer vender seus bitcoins? Então a Rispar pode ser uma boa alternativa.

Gostou da novidade? Deixe nos comentários suas dúvidas!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading