Segundo os analistas, o Bitcoin está lutando para se manter acima do nível de US $24.000 depois de ter encontrado seu nível mais baixo em junho.
A criptomoeda subiu além dos US $24.000 duas vezes esta semana. Mas também já havia atingido esse nível no final de julho e não conseguiu se manter tão alto antes de tentar novamente esta semana.
Entretanto, analistas técnicos dizem que essas altas não têm necessariamente implicações duradouras.
Nesta semana, Julius de Kempenaer, analista técnico sênior da StockCharts.com, disse acreditar que “o nível de US $29.000 será muito difícil para o bitcoin conseguir alcançar.”
Segundo ele, “os vendedores chegaram a cerca de US $24.500 no mês passado, e os compradores não foram fortes o suficiente para empurrá-lo para além desses US $24.500. Se isso acontecer, seria positivo apenas a curto prazo.”
O Bitcoin subiu até cerca de US $24.700 na quinta-feira (11), embora momentaneamente, já que os investidores digeriram dois relatórios de inflação melhores do que o esperado. Em junho, o valor mínimo foi de $17.601,58, de acordo com a Coin Metrics, e desde então o Bitcoin vem tentando se recuperar.
O mundo cripto tem tido muitas boas notícias para manter o sentimento dos investidores elevado, desde leituras positivas da inflação e atualizações do banco central dos EUA, a BlackRock oferecendo aos investidores o comércio de bitcoin em parceria com a Coinbase, até os testes bem-sucedidos do Merde da Ethereum, programado para setembro.
Ainda assim, podem haver muito mais pedras no caminho após a atual subida, dizem os analistas técnicos, e ainda é muito cedo para especular o fundo do poço.
Sobre a queda de 70% do Bitcoin neste ano, Kempenaer disse que tantas baixas deixaram a moeda “fraca.” Para ele, “todo o lado positivo que estamos vendo atualmente está ocorrendo em recuperação, por isso estamos indo contra a tendência, essas subidas são perigosas porque são muito frágeis.”

Se o bitcoin se manter acima de US $24.000, o potencial de ganho seria limitado a cerca de $20.000, acrescentou ele. Do lado negativo, se o bitcoin cair abaixo de seu mínimo de junho, ele poderia continuar descendo até os US $12.500.
Setembro poderia ser um ponto de virada significativo para o bitcoin, disse Youwei Yang, diretor de análise financeira da StoneX. Para ele, US $25.000 seria o nível de resistência chave para o ativo.
Se isso não for possível, há potencial para uma “subida de curto prazo” até o próximo nível chave de US $29.000, disse ele. Ainda assim, Yang disse que espera ver muito mais dor se estender pelo menos até o início de 2023.
Leia também: