Cointimes
Bitcoin

Samourai Wallet publica protocolo Whirlpool, agora em Beta

samourai wallet Whirlpool

Os desenvolvedores da Samourai Wallet publicaram a versão beta pública da Whirlpool, uma implementação da Chaumian CoinJoin que consiste em uma estrutura suportada por várias ferramentas de software que melhoram a privacidade.

O que é CoinJoin Chaumian?

CoinJoin é uma técnica de anonimização proposta pela primeira vez por Gregory Maxwell em 2013.:

“Os usuários conectam-se e fornecem entradas (e alteram endereços) e uma versão criptograficamente cega do endereço para onde querem que suas moedas privadas sejam enviadas; o servidor assina os tokens e os retorna. Os usuários reconectam-se anonimamente, desvinculam seus endereços de saída e os retornam ao servidor. O servidor pode ver que todas as saídas foram assinadas por ele e, portanto, todas as saídas tiveram que vir de participantes válidos. Mais tarde, as pessoas se reconectam e assinam ”.

Isso é visto como uma forma relativamente rápida e barata de adicionar anonimato às transações do CoinJoin. Com Samourai adicionando esse recurso à sua carteira, ela poderia fornecer uma boa camada privacidade e fácil de adotar para os usuários comuns de bitcoin .

Conforme detalhado por seus desenvolvedores, o framework Whirlpool é uma implementação CoinJoin totalmente modular que foi desenvolvida através de uma bifurcação “fortemente modificada” da teoria ZeroLink.

De acordo com sua página oficial do Github, o software de código aberto da Whirlpool é capaz de “desassociar matematicamente” a propriedade de entradas (“enviar endereços”) a saídas (“endereços de recebimento”) que estão incluídas em uma transação de bitcoin. A dissociação entre um dado conjunto de insumos e seus correspondentes outputs permite maior privacidade financeira ao fazer transações de bitcoin. Em outras palavras, as transferências de bitcoin tornam-se difíceis de rastrear porque a origem (ou remetente) de uma transação e seu (s) destinatário (s) não podem ser rastreadas devido à desassociação.

Os recursos de privacidade da Whirlpool também aumentam a fungibilidade geral da rede Bitcoin.

Fungibilidade refere-se a um atributo de um token (neste caso, BTC), cujas unidades individuais são intercambiáveis, enquanto cada unidade é indistinguível das outras.

Para mais detalhes sobre fungibilidade, veja o texto abaixo:

https://cointimes.com.br/entenda-melhor-o-que-e-fungibilidade-caracteristica-fundamental-do-protocolo-monero/

Analistas de segurança argumentam que a natureza rastreável das transações de bitcoin (transferências visíveis através de exploradores públicos de blocos) pode reduzir a fungibilidade da criptomoeda .

Isso pode acontecer se os comerciantes se recusarem a aceitar o bitcoins “contaminados”, uma moeda que poderia ter sido usado para financiar atividades ilícitas, como tráfico de drogas ou lavagem de dinheiro.

Não está claro como o recurso irá reunir os participantes necessários para realizar transações CoinJoin rapidamente. Permitir pagamentos instantâneos exigiria que dezenas de participantes estivessem imediatamente disponíveis para executar o protocolo. Na carteira Wasabi habilitada para CoinJoin, por exemplo, pode levar horas para reunir os 50 a 100 participantes necessários.

Texto traduzido e adaptado de BitcoinMagazine.


Saiba tudo sobre o Bitcoin com a nossa publicação Cointimes Research | Bitcoin. Chegou a hora de investir na moeda da internet, mas não faça isso sem conhecimento:

https://cointimes.com.br/product/cointimes-research-01-bitcoin/

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Sair da versão mobile