Cointimes

Sanção coloca Tornado Cash em lista de serviços proibidos

Tornado Cash

O Departamento do Tesouro proibiu todos os cidadãos dos EUA de utilizar o serviço descentralizado do Tornado Cash.

O Tornado Cash é a mais nova adição à lista de Entidades Nacionais Especialmente Designadas (Specially Designated Nationals), que embarga pessoas, entidades e endereços de criptomoedas. 

O serviço foi adicionado mais cedo nesta segunda-feira (08) pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Office of Foreign Assets Control, OFAC), uma agência encarregada de prevenir violações de sanções.

Como resultado disso, de acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, todos os cidadãos e entidades norte-americanos estão proibidos de interagir com o Tornado Cash ou com os diversos endereços Ethereum vinculados ao protocolo, pois aqueles que o fizerem podem enfrentar penalidades criminais:

“Como resultado da ação de hoje, todos os bens e interesses em propriedade desta entidade acima que estão nos Estados Unidos ou na posse ou controle de pessoas norte-americanas são bloqueados e devem ser comunicados à OFAC.

Além disso, quaisquer entidades que sejam propriedade, direta ou indiretamente, de 50% ou mais de uma ou mais pessoas bloqueadas também são bloqueadas. Todas as transações feitas por pessoas norte-americanas ou dentro (ou em trânsito) dos Estados Unidos que envolvam qualquer propriedade ou interesses em propriedade de pessoas designadas ou de outra forma bloqueadas são proibidas a menos que autorizadas por uma licença geral ou específica emitida pela OFAC, ou isentas. 

Essas proibições incluem a realização de qualquer contribuição ou provisão de fundos, bens ou serviços por, para, ou em benefício de qualquer pessoa bloqueada e o recebimento de qualquer contribuição ou provisão de fundos, bens ou serviços de qualquer uma dessas pessoas.”

O comunicado de imprensa oficial explica.

O Tornado Cash tem sido uma ferramenta chave para o Grupo Lazarus, um grupo norte-coreano ligado ao hack de $625 milhões de dólares da Rede Ronin em março, de acordo com o Departamento do Tesouro.

Uma análise on-chain mostra que dezenas de milhões de dólares em cripto roubados da rede Ronin fluíram através do Tornado Cash, que foi projetado para ofuscar a fonte de fundos:

“O Tornado Cash é um misturador virtual de criptomoedas que opera na blockchain Ethereum e facilita indiscriminadamente transações anônimas, ofuscando sua origem, destino e contrapartes. […] Embora o suposto objetivo seja aumentar a privacidade, misturadores como o Tornado são comumente usados por agentes ilícitos para lavar fundos, especialmente aqueles obtidos através de roubos.”

Informa o comunicado.

De acordo com o Tesouro, o Tornado Cash já lavou mais de US $7 bilhões em criptomoedas desde sua criação em 2019, cobrindo a origem e transferência de moedas ilícitas, sendo o favorito entre cibercriminosos e hackers.

Os hackers da rede Ronin, por exemplo, têm lavado repetidamente os rendimentos do roubo com o Tornado Cash, de acordo com análises de dados on-chain.

Fora isso, de acordo com dados da empresa de análise blockchain Nansen, no total, cerca de 18% da quantidade total de ETH que passou pelo Tornado Cash nos últimos meses, 167.400 ETH, vieram do hack da Ronin.

Os hacks mais recentes também passaram pelo Tornado Cash, uma vez que a receita de US $200 milhões do hack da ponte Nomad foi lavada através do serviço.

Um embargo pode não ser suficiente

As sanções podem não impedir a Tornado Cash de operar, uma vez que “o protocolo foi projetado especificamente desta forma para não ser interrompido, porque não faria muito sentido se algum terceiro, como um desenvolvedor, tivesse controle sobre ele,” segundo o cofundador da Tornado, Roman Semenov.

Enquanto ele e sua equipe escrevem e publicam código, uma organização autônoma descentralizada (DAO) tem que aprovar quaisquer mudanças antes que elas sejam feitas. O Tornado Cash é não-custodial, o que significa que os usuários mantêm o controle completo de seus fundos o tempo todo, mesmo que esses fundos estejam tecnicamente em um dos pools do Tornado. 

Como a notícia se espalhou no Twitter, as pessoas têm opiniões mistas:

Foi apontado também que o contrato inteligente ainda pode ser utilizado independente da sanção:

“Não estou sugerindo quebrar a sanção, apenas apontando aspectos técnicos.”

Monitoramento e outras ações

Um funcionário do Departamento do Tesouro disse em entrevista que a agência continuaria monitorando mixers, e poderia tomar outras medidas se o Tornado Cash continuasse como está:

“Com nossas experiências passadas, não vimos evidências de que outros mixers tenham permanecido ativos após a sanção. Acreditamos que esta ação enviará uma mensagem realmente crítica ao setor privado sobre os riscos associados aos mixers, o que obviamente se destina a inibir o Tornado Cash ou qualquer tipo de versão reconstituída da mesma para continuar a operar.”

O OFAC havia sancionado o Blender.io anteriormente, outro serviço mixer que o Departamento do Tesouro alegou ter sido usado para lavar receitas ilegais, como as roubadas da rede Ronin.

O Tornado Cash também tem uma quantidade significativa de valor que flui através dele, mas não está associado a nenhuma atividade ilícita. Adicionar o misturador à lista de sanções significa que todas as pessoas dos EUA são responsáveis por garantir que não interajam com ativos digitais transacionados através do serviço.

Leia também:

Cointimes Originals

FAST NEWS

Você só precisa de 5 minutos por dia para ficar atualizado sobre o mercado cripto.

👥 Junte-se a +100 mil usuários que confiam no Cointimes

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading