Rispar

Um dos bancos centrais mais tradicionais e antigos da Europa afirmou que se o sistema financeiro atual colapsar, eles estão preparados com massivas reservas de ouro.

O Banco Central da Holanda ou De Nederlandse Bank (DNB) soltou um comunicado no qual afirmava a importância do ouro em um possível colapso mundial:

“Se todo o sistema entrar em colapso, o estoque de ouro fornece uma garantia para começar de novo”

O DNB realmente confia no metal, chegando a dizer que qualquer outro ativo pode desvalorizar em tempos de crise, mas o ouro não:

“Ações, títulos e outros valores mobiliários: existe um risco para tudo. Se as coisas derem errado, os preços podem cair. Mas, crise ou não, uma barra de ouro sempre tem valor”

O ouro é visto como bote salva-vidas quando existe alguma crise financeira. No gráfico abaixo podemos ver que na maioria das crises, o ouro teve uma boa apreciação.

Coinext 760x150

 

Mas não é só o Banco Central Holandês que confia no ouro, segundo o Financial Times os bancos centrais bateram recordes históricos de compra do metral. Um bom é exemplo é o governo chinês, que vem aumentando suas reservas consideravelmente:

China reservas de ouro

A Holanda tem uma das maiores reservas de ouro do mundo, com 612 toneladas do metal precioso. Sendo que cerca de 15 mil barras, algo equivalente 6 bilhões de dólares estão na capital do país e resto está em cofres nos Estados Unidos e Londres.

Ouro digital

Enquanto os bancos centrais acumulam grandes quantidades de ouro, outros players tentam fazer o mesmo com o “ouro digital”, o bitcoin.

A criptomoeda teve um grande crescimento em 2019 e é vista por muitos como o novo salva-vidas em crises econômicas e políticas.

Para entender como “ouro digital” funciona nós preparamos o Cointimes Research – Bitcoin, um relatório de 60 páginas com tudo que você precisa saber sobre essa criptomoeda.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br