Cointimes
Bitcoin

Segundo JPMorgan, preço do ouro deve ser afetado por causa do Bitcoin

jp morgan letreiro

O Bitcoin conquistou grande parte da participação no mercado de ouro e continuará a fazê-lo no futuro próximo, argumentaram analistas do JPMorgan Chase & Co. Eles destacaram a diferença decrescente nos fundos alocados no metal precioso e no Bitcoin, dizendo que a mudança “representará a transferência de bilhões em dinheiro”.

Entradas de bitcoin, saídas de ouro

A comunidade de criptomoeda debate durante anos a narrativa de que o bitcoin é a representação digital do ouro. Afinal, ambos têm características comuns, como a oferta limitada, e devem ter uma função de hedge.

Os membros mais otimistas especularam que os grandes investidores institucionais eventualmente perceberão as vantagens do bitcoin sobre o ouro, principalmente sua escassez digital, e se afastarão do metal precioso.

Até agora, 2020 acabou sendo o ano com as entradas mais substanciais de dinheiro institucional em bitcoin. Isso é exemplificado pelos relatórios trimestrais em constante crescimento da Grayscale, nomes famosos como Paul Tudor Jones III e Stan Druckenmiller e gigantes de Wall Street como Guggenheim Partners.

Ao mesmo tempo, os ETFs de ouro começaram a registrar saídas notáveis. Os estrategistas quantitativos do JPMorgan, liderados por Nikolaos Panigirtzoglou, confirmaram esse resultado em um relatório recente citado pela Bloomberg.

Os analistas disseram que “o dinheiro foi derramado em fundos de Bitcoin e para fora do ouro desde outubro, uma tendência que só vai continuar no longo prazo, à medida que mais investidores institucionais assumirem uma posição em criptomoedas”.

O ouro vai sofrer por causa do bitcoin

Os analistas do JPMorgan afirmaram ainda que o bitcoin responde por apenas 0,18% dos ativos de escritórios familiares, enquanto os ETFs de ouro levam cerca de 3,3%. Apesar dessa diferença ainda grande entre os percentuais dos dois ativos, Pani Bagtzoglou acredita que a tendência começou a mudar. E essa mudança pode prejudicar o preço do ouro no longo prazo.

A adoção do bitcoin por investidores institucionais apenas começou, enquanto que para o ouro sua adoção por investidores institucionais está muito avançada. Se esta tese de médio e longo prazo se mostrar correta, o preço do ouro sofrerá uma reviravolta estrutural nos próximos anos.

No entanto, os estrategistas disseram que o preço do bitcoin pode ter “disparado” durante a alta do quarto trimestre, quando o valor do ativo quase dobrou. Eles previram uma retração de curto prazo, ao mesmo tempo que indicavam que o metal precioso “está para ser recuperado”.

Veja também: JPMorgan: Mais velhos investem em ouro, enquanto os jovens compram BTC

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile