Cointimes

Semana de Volatilidade Extrema Prevista para o Mercado de Criptoativos

Os mercados devem ficar voláteis esta semana, já que um grande número de opções de bitcoin e ethereum estão definidas para expirar nesta sexta-feira. Os dados mostram que mais de 87.000 opções de bitcoin irão vencer.

No rastro de uma liquidação maciça de altcoins e a subsequente queda no preço do Bitcoin na última sexta-feira, o mercado de ativos digitais parece estar se encaminhando para a semana mais dinâmica do ano. Os investidores devem se preparar para uma intensificação na volatilidade, com o início de uma sequência de eventos significativos nesta semana.

Eventos Cruciais para o Bitcoin e o Mercado de Criptomoedas

Os eventos relevantes para a semana de negociação que começa hoje envolvem o lançamento do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e do Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos EUA, a decisão de taxa de juros do Federal Reserve Bank (Fed), uma atualização muito aguardada no caso Ripple v. SEC, uma resposta da SEC ao pedido de regra da Coinbase e uma audiência no Tribunal Distrital dos EUA sobre o pedido da SEC de uma medida cautelar preliminar contra a Binance US, entre outros.

A terça-feira promete ser um dia recheado de eventos relevantes. O Bureau de Estatísticas Laborais dos EUA planeja lançar os mais recentes dados de inflação dos EUA para o mês de maio às 9h30 horário de Brasília. Nos últimos meses, o CPI anualizado (YoY) apresentou uma forte tendência decrescente, descendo para 4,9% em abril.

Para maio, os especialistas preveem um declínio adicional para 4,1%. Se as previsões dos analistas se concretizarem ou forem até mesmo ultrapassadas, as chances de uma pausa na taxa de juros do Fed se intensificarão. Os mercados financeiros dos EUA podem se beneficiar de taxas de inflação em queda, e o mesmo se espera para os mercados de Bitcoin e criptoativos.

 Eventos do FED, Moedas Estatais e Brasil

Na quarta-feira, 14 de junho, o Fed divulgará sua decisão mais recente sobre a taxa de juros às 14h (EST). Recentemente, o Fed e o presidente Jerome Powell mantiveram seu discurso de aperto monetário e elevaram a taxa de juros básica em mais 25 pontos base para 5,25%.

De acordo com a ferramenta CME FedWatch, atualmente apenas 26% dos participantes do mercado ainda esperam um aumento adicional de 25 pontos base na taxa de juros. Diante de uma economia dos EUA que apresenta sinais de desaceleração e um mercado de trabalho igualmente frio, a maioria dos participantes do mercado prevê uma pausa nos aumentos da taxa de juros pelo Fed.

Além disso, na quarta-feira, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) será divulgado. Já às 8h30 (EST), o PPI poderia ser um indicativo prévio de desinflação rápida. Os dados de inflação do PPI para os EUA mostraram uma queda agradável tanto nos números principais quanto nos secundários em abril.

No mercado de moedas estatais, o real brasileiro está sendo negociado a 4,88 por dólar. A agenda econômica de hoje no Brasil começa às 8h25, com a divulgação do Boletim Focus. Mais tarde, o presidente Lula tem uma agenda repleta de compromissos, incluindo uma reunião com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, seguida de uma declaração à imprensa.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading