Cointimes
Altcoins

Silvio Santos lança NFTs: “quem quer dinheiro?”

Silvio Santos no show do milhão com NFT

O SBT acaba de se tornar a primeira rede de televisão a criar e leiloar NFTs para o público. Em comemoração ao aniversário de 40 anos da emissora, 4 cenas memoráveis do Silvio Santos foram imortalizadas em blockchain.

“NFT é um certificado digital que dá direito a um arquivo digital. Ou seja, você pode ser o dono da imagem do Silvio Santos caindo no tanque do Topa Tudo por Dinheiro ou outras imagens que marcaram a história do SBT.”, explica o site oficial.

SBT e Silvio Santos no ritmo de festa?

O leilão dos itens digitais está sendo feito na rede de segunda camada do Ethereum, a Polygon. Os lances são efetuados em MATIC, a moeda nativa dessa rede. 

Os lances podem ser efetuados pelo marketplace de NFTs InspireIP, que também conta com NFTs de outras personalidades como o artista gráfico/plástico Bel Borba.

Os tokens não fungíveis carregam consigo fotos de transmissões históricas de 1998, 1996, 1992 e 1981, respectivamente conforme mostramos abaixo:

No momento em que essa matéria está sendo escrita, o maior lance para qualquer um dos tokens é de 8 MATIC, o equivalente a cerca de R$ 56,40, de acordo com o Coingolive.

No documento de perguntas frequentes, o SBT deixa claro que o comprador não pode explorar comercialmente o NFT e nem está adquirindo direitos autorais.

O investidor, porém, pode revender o token na mesma plataforma pelo preço que estipular, mas a emissora fica com 10% do valor da venda. Por meio de um contrato inteligente, o SBT garante que será recompensada caso o NFT atinja preços maiores em revendas.

“Está certo disso? Posso perguntar?”

O SBT disponibilizou um tutorial de como participar do leilão dos NFTs em 5 passos usando cartão de crédito. 

Em um dos passos é até mesmo exigido o processo de verificação de identidade (KYC), algo inexiste em outros marketplaces como Rarible e OpenSea que trabalham apenas com criptomoedas. 

O leilão será finalizado no dia 30 de setembro às 17:00 horário de Brasília. E aí, topa ou não topa?

Posts relacionados

Unicef financia 6 startups de blockchain para resolver problemas globais

Cointimes
11 de dezembro de 2018

Volume do Bitcoin ultrapassa capitalização total do Ethereum

Neto Guaraci
21 de novembro de 2019

Criptomoeda meme sobe 90% com guerra entre Wall Street e Main Street

Neto Guaraci
28 de janeiro de 2021
Sair da versão mobile