Uma nova geração de métodos de pagamento está chegando ao mercado e o Brasil conta com uma startup que está se destacando nesse setor e recentemente foi a única empresa da América Latina a ser selecionada para o programa Start Path da Mastercard.
Fundada por Ricardo Fritsche e Eládio Isoppo, a Payface é uma fintech de tecnologia com um único objetivo: facilitar os pagamentos. Como fazer isso na era das moedas digitais, cartões contactless e Google Pay? A solução está na biometria facial.
A Payface promete usar o rosto dos seus usuários para fazer pagamentos em mercados, farmácias e outros pontos comerciais. A solução exige que o cliente baixe um aplicativo no celular e faça o cadastro do rosto e cadastre um cartão.
Já na ponta do comerciante, é preciso contar com um dispositivo para identificar o rosto e se conectar com a solução de pagamentos.
Com essa tecnologia, a startup já conseguiu implementar projetos em varejistas de Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.
A Payface, que conta com o apoio da Finep e da Fapesc, agora entrará no programa de Startups Start Path da Mastercard.
“Queremos aproveitar o network global da Mastercard para engajar diretamente com consumidores, recolher feedbacks sobre expansão geográfica e dinâmicas de mercado relevantes, além de receber orientações sobre a viabilidade do produto”, diz Isoppo, CEO e da Payface. “Também estaremos ansiosos pelas recomendações relacionadas às melhorias na solução e eficiência de escala, que são essenciais e sempre bem vindas na nossa missão de facilitar a efetuação de pagamentos”.
Start Path tem também foco em criptomoedas
O programa da Mastercard conta com uma área dedicada a empresas de criptomoedasque conta com a colaboração de empresas como Uphold, Mintable, Stacs, SupraOracles e outras.
Assim como a Payface, diversas fintechs estão surgindo no mercado brasileiro e algumas são focadas em criptoativos. O Start Path pode ser uma boa opção para acelerar o desenvolvimento dessas soluções e interligar empreendedores brasileiros com uma rede de inovação mundial.
“Em 2021, vimos um aumento das empresas fintechs à medida que a aceleração digital criou uma gama de oportunidades para inovadores e desenvolvedores”, disse Amy Neale, vice-presidente sênior de Fintech & Enablers da Mastercard. “Temos feito parcerias com empresas fintechs desde o início e evoluído o portfólio do Mastercard Developers com programas como o Start Path para apoiar empresas como a PayFace em sua jornada para crescer e escalar”, completou.