A criptomoeda XLM disparou 40% em apenas um dia depois que a Stellar anunciou uma parceria com a Ucrânia para desenvolver uma infraestrutura de ativos digitais e uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC).

O popular projeto de blockchain Stellar assinou um Memorando de Entendimento e Cooperação com o Ministério de Transformação Digital da Ucrânia para explorar e desenvolver moedas digitais e uma CBDC. A criptomoeda nativa reagiu com um grande aumento de quase 40% ao dia após o anúncio.

Stellar e a Ucrânia

A Stellar Development Foundation (SDF) anunciou a assinatura do contrato ontem (4/01). O Memorando permitirá que Stellar trabalhe com o Ministério de Transformação Digital da Ucrânia para “desenvolver uma infraestrutura de mercado de ativos virtuais moderna” e melhorar o status da nação como um “país digital inovador no mercado financeiro da Europa Oriental”.

A declaração delineou vários objetivos centrais da parceria. Além de trabalhar com ativos virtuais na Ucrânia, o documento inclui “provisões de apoio” para projetos relacionados a essas moedas, implementação e regulamentação da circulação de moeda estável no país e criação de uma moeda digital de banco central (CBDC).

Coinext 760x150

 

O Ministério da Transformação Digital está trabalhando na criação do ambiente legal para o desenvolvimento de ativos virtuais na Ucrânia.

Acreditamos que nossa cooperação com a Stellar Development Foundation contribuirá para o desenvolvimento da indústria de ativos virtuais e sua integração no ecossistema financeiro global.” – comentou o vice-ministro da Transformação Digital, Oleksandr Bornyakov.

Ele acrescentou que a Ucrânia também decidiu desempenhar um papel ativo no estabelecimento de um CBDC, visto que outros países já assumiram a liderança. Isso mostra ao mundo que “a Ucrânia está caminhando para uma das principais tendências financeiras”.

Os primeiros resultados da parceria entre o país europeu e o projeto blockchain devem chegar ainda este mês.

XLM Preço dispara em resposta

A criptomoeda nativa do Stellar reagiu de maneira altamente positiva. O preço da criptomoeda subiu nas horas após o anúncio do projeto. Hoje cedo, o token marcou uma alta para quase US$ 0,18. Este aumento de aproximadamente 40% resultou no XLM atingindo seu maior preço desde meados de dezembro de 2020.

Preço da Stellar ao longo do tempo (candles diários). Fonte: TradingView.

Além disso, os movimentos de preço também resultaram na XLM recuperando o 12º lugar em termos de capitalização de mercado, após sair do top 15 alguns dias antes.

Leia mais: Como conseguir crédito com nome sujo no Banco Inter?


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br