A recém-lançada blockchain Sui já conta com mais de 40 jogos em desenvolvimento em sua rede, desde shooters até MMORPGs. Mas o que está atraindo os criadores?
A SUI quer o mercado de games
Apesar de ser a mais recente na indústria, a rede blockchain de camada 1 Sui já se posicionou como um dos destinos mais atraentes para desenvolvedores de jogos Web3.
Redes como Polygon, Immutable, Avalanche e Solana possuem ecossistemas de jogos Web3 em expansão com uma grande variedade de jogos em todos os estágios de desenvolvimento.
No entanto, a Sui, que lançou sua mainnet na quarta-feira, oferece especificações técnicas únicas e uma abordagem diferente para ativos on-chain que se tornou uma alternativa atraente para os criadores de jogos.
Parte do que torna a Sui única, é sua capacidade de processar transações em paralelo, bem como escalar horizontalmente adicionando mais nós para acompanhar a demanda – duas características projetadas para manter suas taxas de transação muito baixas à medida que mais e mais jogos e aplicativos descentralizados (dapps) entram online.
NFTs dinamicamente atualizados e um modelo “baseado em objetos” também podem se mostrar atraentes para os designers de jogos, afirma a Mysten Labs, criadora da Sui.
A Sui não é compatível com o Ethereum através da Ethereum Virtual Machine, o que a diferencia de algumas das redes de jogos Web3 estabelecidas. No entanto, a Mysten acredita que o apelo inato da rede para jogos permitirá a incorporação de jogadores mainstream.
Abordagem voltada para jogos Anthony Palma, chefe de parcerias de jogos da Mysten Labs, disse em uma entrevista que mais de 40 jogos estão sendo construídos na Sui até agora – mesmo que a mainnet esteja ativa há apenas alguns dias.
Objetivos de longo prazo
“Nosso objetivo é atrair não ‘jogos blockchain’ ou ‘jogos cripto'”, disse Palma, “mas sim ótimos jogos criados por excelentes desenvolvedores de jogos que desejam aproveitar o Web3 para melhorar a experiência de seus jogadores, e proporcionar mais engajamento e agência”.
Quando se trata do apelo técnico da Sui, Palma compartilhou que a Sui é uma cadeia “baseada em objetos”.
Isso significa que a rede é bem otimizada para jogos, que consistem em centenas, senão milhares, de objetos no jogo criados em motores de jogos como Unreal Engine 5 ou Unity.
Palma acredita que a Sui permite que os desenvolvedores de jogos evoluam facilmente e de forma contínua os ativos NFT do jogo ao longo do tempo, porque os ativos on-chain da Sui podem mudar dinamicamente em tempo real à medida que os jogadores estão melhorando itens, como uma espada, por exemplo.
Evolução dos ativos do jogo Matanças de jogadores rivais e conquistas obtidas com itens específicos podem ser adicionadas aos metadados desse item – ou os dados que descrevem os atributos únicos de um NFT – automaticamente, permitindo que os jogadores “escrevam” suas próprias histórias com cada item à medida que jogam.
“Se alguém vê uma espada com 10.000 mortes, em comparação com a mesma espada com 100 mortes, a espada de 10.000 mortes terá um valor inerentemente maior”, argumentou Palma.
“Mas também permite fazer coisas como atualizar o NFT com base em seus metadados”, continuou ele. “Você pode fazer com que uma espada vá de ‘ouro’ a ‘lendária’ a ‘mítica’, se tiver um sistema assim.”
Esses itens dinâmicos são possíveis na Sui sem precisar queimar e reemitir itens para refletir os novos dados, como os desenvolvedores podem fazer em outras redes blockchain.
Quando os tokens são queimados e reemitidos em outras cadeias, seus históricos geralmente são perdidos, a menos que os desenvolvedores adicionem manualmente os dados anteriores ao novo item.
“Se você quisesse fazer isso em outra cadeia, estaria sincronizando muito entre seu banco de dados central – onde essas informações normalmente existem – e o histórico de transações on-chain”, disse Palma, “ou estaria queimando os NFTs e reemitindo novos para passar de ‘ouro’ para ‘mítico’.”
“O modelo dinâmico da Sui permite manter toda essa proveniência, o que deve aumentar o valor desses itens ao longo do tempo – tanto para os jogadores quanto para o ecossistema”, acrescentou. “Portanto, é um recurso realmente interessante que você pode incorporar aos seus jogos que não era realmente possível antes na blockchain.”
Uma nova era no mercado de games web3? Só o tempo vai nos dar resposta.