Cointimes
Segurança

Suposto “artista” de 17 anos vende US$ 138 mil em NFTs falsos e desaparece

NFT art text on blue printed circuit board. Electronic board and NFT technology. Rolling out new NFT technology. Monetizing art with new digital NFT currency

Um suposto artista digital 3D de 17 anos executou o que é conhecido no jargão das criptomoedas como um “rugpull” hoje, deixando de cumprir um projeto e desaparecendo com todo o dinheiro.

O produto em questão era um projeto NFT chamado “Iconics”. 

Ele prometeu entregar 8.000 NFTs focados em “arte de qualidade”. A obra de arte assumiu a forma de renderizações 3D de estatuetas e cerca de 14 obras de arte foram apresentadas em seu canal Discord, como exemplos.

Hoje, durante a pré-venda, alguns dos NFTs deveriam foram vendidos. Havia 2.000 NFTs em jogo ao preço de 0,5 SOL para aqueles que tinham acesso. O site foi ao ar, e os NFTs rapidamente se esgotaram.

Mas, em vez da arte, os compradores receberam coleções aleatórias de emojis.

O artista recebeu cerca de 1.000 solana (SOL), no valor de cerca de US$ 138.000, e o dinheiro já foi dividido em várias contas, de acordo com dados do blockchain.

As vítimas criaram seu próprio canal Discord para discutir o que aconteceu e tentar continuar o projeto. Ao mesmo tempo, uma mensagem de anúncio incentiva os compradores afetados a apresentar queixas ao FBI.

No entanto, este não é o primeiro golpe NFT na Solana. Um projeto chamado AstroSols fez um truque semelhante no início deste mês, com pontos de interrogação enviados a compradores NFT que estavam supostamente “esperando metadados”, que nunca foram realmente carregados.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile