Se você faz negócios, conversa com amigos ou apenas utiliza o aplicativo Telegram para se informar, deve ter percebido que ele saiu do ar devido a uma decisão de burocratas do governo brasileiro. Mas não tema, ainda é possível usar o app com algumas soluções simples.
Nesse artigo mostraremos como você pode contornar qualquer tipo de censura a seus aplicativos com alguns toques na tela do celular:
VPNs: a arma contra a censura
Uma das soluções para contornar a censura ou bloqueio do Telegram é usar VPNs.
Uma VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual, em português) é um serviço que ajuda a proteger sua privacidade e segurança na internet. Quando você se conecta à internet, sua atividade online e seu endereço IP (que identifica seu dispositivo na internet) ficam visíveis para seu provedor de serviços de internet (ISP) e, possivelmente, para outras partes.
Ao usar uma VPN, você se conecta a um servidor remoto operado pelo serviço de VPN. Essa conexão é criptografada, ou seja, codificada de tal forma que apenas as partes envolvidas (você e a VPN) possam entender os dados transmitidos. Isso impede que seu provedor de internet bloqueie certos aplicativos à mando do governo.
As VPNs são usadas por ativistas em países autoritários como China e Cuba. Aqui vai uma lista com as principais VPNs do mercado:
- ProtonVPN: uma VPN criada pelos mesmos desenvolvedores do ProtonMail, com sede na Suíça, que oferece uma política de não registros, criptografia de alta qualidade e recursos como o Secure Core e o Tor Over VPN. E o melhor de tudo é que eles aceitam BITCOIN, além de outros meios de pagamentos tradicionais. A Proton VPN conta também com plano grátis de teste.
- Mullvad: é uma VPN sueca que também não registra a atividade dos usuários e permite o pagamento em Bitcoin, Monero, cartão de crédito e até dinheiro. Sim, se você não confia nas criptomoedas, uma boa e velha nota de dólar já serve.
- NordVPN: opera no Panamá e aceita diversas criptomoedas como Bitcoin e ETH. Eles operam desde 2012 com mais de 5510 servidores ao redor do mundo.
O uso de todas essas VPNs no celular é simples, basta procurar na sua loja de apps, fazer o registro, o pagamento (se não for gratuita) e apertar um botão para se conectar de qualquer país disponível.
Use a rede TOR
Um outro método para driblar a censura é por meio da rede TOR.
A rede Tor (The Onion Router) é uma rede de comunicação anônima e descentralizada que permite aos usuários navegar na internet de maneira privada e segura.
O Tor funciona através de uma série de servidores chamados “nós” ou “roteadores”, que são operados por voluntários em todo o mundo. Quando um usuário se conecta à rede Tor, o tráfego da internet é criptografado e enviado através de uma série de nós aleatórios antes de chegar ao destino final. A cada etapa, a camada externa de criptografia é removida (como as camadas de uma cebola, daí o nome “Onion Router”), e a próxima camada de criptografia é aplicada. Esse processo garante que a origem e o destino do tráfego sejam ocultados, tornando muito difícil para qualquer pessoa rastrear a atividade online do usuário.
A rede Tor é especialmente útil na luta contra a censura, uma vez que permite o acesso a informações e serviços bloqueados ou restritos por governos ou outras organizações. Ao ocultar a identidade e a localização do usuário, o Tor ajuda a evitar a vigilância e a coleta de dados por parte de terceiros, protegendo a liberdade de expressão e garantindo o direito ao anonimato.
É possível usar a rede TOR no celular e também no seu notebook ou computador de mesa.
- Orbot: é um aplicativo que permite rotear todo o tráfego do seu celular pela rede TOR ou escolher aplicativos específicos, como o Telegram.
- Tor Browser: o Tor Browser é um navegador permite a conexão direta à rede TOR, ele está disponível para Android, IOS, MacOs, Linux e outros sistemas operacionais.
Alguns navegadores como o Opera e o Brave contam com VPNs e a rede Tor integradas para uso gratuito. Isso permite que você use o Telegram no desktop facilmente.
Todas essas ferramentas são extremamente úteis para proteção dos direitos individuais no mundo todo. Lembre-se que você tem direito à privacidade e o uso dessas ferramentas é totalmente legal no território brasileiro.