Cointimes
Blockchain

Tem NFTs das matriarcas do CryptoSamba agora em versão metaverso

Frase eternize o samba e atrás imagens de mulheres e homens em miniaturas

CryptoSamba

O CryptoSamba, uma DAO em prol do samba, criou uma maneira criativa e tecnológica de manter o legado dessa cultura popular e manter viva na memória das futuras gerações. Por meio de uma coleção de 9.499 NFTs que reúnem as matriarcas, os bambas, os pavilhões, entre outros símbolos marcantes da história do samba brasileiro.

Até o momento, o CryptoSamba vendeu 22 NFTs e recebeu 0.12 ETH. Mas não pretende ficar nisso, entre uma de suas novidades estão a parceria com Fabio Ema para entrada no Metaverso e a negociação para a criação de coleções complementares em outras blockchains. Além do desenvolvimento de portal com detalhes da coleção e funcionalidades para holders autenticados.

Cred/CrytpoSamba

A DAO do samba

O CryptoSamba é uma DAO que tem como finalidade democratizar e tornar mais acessível o conhecimento da história do samba. Não apenas isso, mas também dar a possibilidade da sociedade conhecer essa narrativa e proporcionar à comunidade oportunidades de trabalho.

Rodrigo Cunha, que tem experiência internacional na transformação digital em empresas por meio de projetos de e-commerce e omnichannel, já participou da expansão de unicórnio brasileiro na América Latina em projetos como Whirlpool, Sony, Cencosud, Pizza Hut, Elektra, Fravega, Calvin Klein, ZeeDog, atualmente investe em projetos para a democratização do acesso e pesquisa na área de saúde e Web3 conta, que o grupo iniciou as pesquisas em 2021 e realizaram o primeiro mint no dia 12 de abril deste ano. “A coleção do CryptoSamba segue em desenvolvimento e estimamos o mint final para 2023”, relata.

Cred/CrytoSamba

No início o CryptoSamba teve muitos desafios, entre a pesquisa de mercado e uma análise sobre qual tecnologia será empregada. Em seguida foram selecionadas teses e acervos históricos sobre a história das personalidades do samba.

“Mapeamos os homenageados através da representatividade no Samba. Coletamos os dados e imagens para serem utilizados como base para a criação do conteúdo dos NFTs. Em paralelo ao processo de ilustração, iniciamos os testes de tecnologia”, conta Rodrigo do CryptoSamba.

Com tudo pronto, o grupo optou em realizar o mint utilizando o contrato OpenSea.

“Mas após alguns testes concluímos que a descentralização real estava no desenvolvimento de um smart contract próprio. Optamos pela blockchain Polygon devido ao baixo custo de gas fee e pegada de carbono. As vendas em sua maioria são realizadas através de marketplaces como OpenSea e Rarible, mas também é possível através da P2P e por nossa loja virtual. Outras fontes de faturamento serão geradas a partir da temática da coleção, como Festivais de Música, Shows no Metaverso e produtos IRL”, conta Cunha do CryptoSamba.

Cred/CrytpoSamba

Matriarcas, bambas e os pavilhões

A coleção do CryptoSamba possui 9.499 imagens e é organizada com: 99 imagens das Matriarcas do samba, 12 imagens dos pavilhões/bandeiras das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, 14 Collection Carnaval São Homenageia através do pavilhão/bandeira as Escolas de Samba do Rio de Janeiro, 176 Collection Icones Carnaval Ilustra os principais ícones carnavalescos como as passarelas, os estandartes, instrumentos, adereços, 200 Collection “Bambas do Samba”  Homenageia os Homens representativos na história do Samba.

Quem comprar o NFT terá acesso aos eventos CryptoSamba no Metaverso e In Real Life; a whitelists para pré mint e giveaway; menções de agradecimento nos créditos de todo o conteúdo gerado a partir do fundo de financiamento de novos artistas.  

Cred/CrytpoSamba

Cada NFT com a sua história

As ilustrações do CryptoSamba foram feitas em pixelart, e em seguida incluídas as novas mídias e aplicações em blockchain.

“Todo o lucro gerado nas vendas das NFTs do CryptoSamba serão compartilhados com a artista homenageada, a artista ilustradora e o Fundo de Financiamento de Novos Artistas. As NFTs possuem atributos que classificam o grau de raridade, complementando o valor da arte utilizando a própria história do homenageado”, exemplifica Cunha. Atualmente foram feitas apenas 108 imagens, até 2023 serão todas as 9.499.

A ideia é contar as histórias de cada uma das personalidades e para isso, Rodrigo conta que estão desenvolvendo páginas próprias no portal do CryptoSamba.

“Cada NFT terá uma página para explicar a história do homenageado e exibir o timeline com todas as transações relacionadas a ele, detalhando os ganhos e seus beneficiados. A coleção utiliza um smart contract próprio no padrão erc-721 na blockchain Polygon com todos os assets publicados na principal IPFS do mercado. Com a evolução do projeto reforçamos a transparência contratando auditorias terceirizadas”, explica Cunha.

CryptoSamba

Espaço para quem tem direito

Cunha conta que a ideia de criar o CryptoSamba surgiu do cansaço de esperar as oportunidades que nunca chegavam e da centralização dos lucros longe dos lugares em que deveriam estar.

“O Samba é um dos gêneros musicais que mais sofreram com o preconceito e com a exploração dos meios tradicionais de comunicação. Hoje os principais responsáveis por desenvolver o Samba como cultura nacional passam por diversas dificuldades financeiras, sem oportunidade de trabalhar, se veem obrigados a se submeterem aos subempregos, desperdiçando todo o seu potencial artístico. O mesmo desafio enfrentam os novos artistas, que não possuem oportunidade de apresentar o trabalho ou desenvolverem as habilidades artísticas”, conta Rodrigo. 

Cred:CryptoSamba

As imagens da coleção do CryptoSamba:

São imagens ilustradas em pixel art

Lista de imagens atuais:

  Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Conheça The Graph (GRT): o “Google” das criptomoedas

Neto Guaraci
1 de outubro de 2021

420: Snoop Dogg anuncia fazenda digital de maconha no Metaverso 

Ana Bondance
20 de abril de 2022

Bitcoin processando menos transações pode ser uma coisa boa

Cointimes
20 de março de 2020
Sair da versão mobile