Um conhecido desenvolvedor do ecossistema da Cardano afirmou que o hardfork Vasil causou um bug catastrófico na testnet da Cardano, devido à pressa em lançar a atualização. O Fundador Charles Hoskinson respondeu que não houve pressa e está cansado de sempre ser responsabilizado por todos os problemas.
Testnet da Cardano quebrada com Vasil
Adam Dean é um dos desenvolvedores mais ativos no ecossistema da Cardano (ADA), além de ser operador de uma pool de staking da rede.
Dean compartilhou no Twitter que a atualização do Cardano Node v1.35.2 continha um bug que chegou muito perto de quebrar completamente a testnet da Cardano, onde estavam sendo realizados os últimos testes para o hardfork Vasil na mainnet.

Na sequência do tweet, ele afirmou que o bug foi devido à pressa da equipe de desenvolvimento da Cardano em ativar o hardfork. Também disse que a informação recebida pela comunidade é que o novo software já estava testado e pronto para uso, segundo informações da Input Output.
A Input Output é a empresa responsável pelo desenvolvimento do Cardano Node, software de implementação do código da rede, liderada por Charles Hoskinson, criador da ADA.
“Se houvesse um “relógio nuclear” para Cardano, chegaríamos perigosamente perto de atingir a “meia-noite””, disse Adam Dean.
Charles Hoskinson diz que Cardano é descentralizada
As afirmações sobre o problema na testnet da Cardano parecem ter incomodado Charles Hoskinson, que comentou em seu próprio Twitter pessoal dizendo que “é bizarro ver esse vídeos rodando por aí”, dizendo que a v.1.35.3 foram feitas às pressas.

Ele afirma que tudo foi testado dezenas de vezes e que voltar a testar novamente os códigos, como está sendo solicitado por desenvolvedores como Adam (e outros) não seria correto com todos os DApps que estão aguardando por essa atualização.
Saiba mais: Vasil, o hardfork da Cardano, pode ser uma virada decisiva para a plataforma
No último tweet da thread ele chama a comunidade de nodes para assumirem responsabilidade sobre as decisões da rede, dizendo estar cansado de sempre ser o único responsabilizado pelos problemas em um ecossistema descentralizado.
“Vocês são os SPOs, vocês decidem em última instância. Estou seriamente cansado de levar a culpa de todos os lados. Cardano é descentralizada. As pessoas que administram a rede decidem as atualizações, não eu.”
É importante lembrar que a Input Output é uma empresa com fins lucrativos, diferente, por exemplo, da Ethereum Foundation, sem fins lucrativos. A decisão, inclusive, foi um dos motivos que levou a saída de Hoskinson da Ethereum.
Em um ambiente corporativo, é natural que a entidade com fins lucrativos seja responsabilizada em um maior grau, mas também o desabafo do criador da Cardano é válido, já que é comum ver uma dependência muito grande por alguns desenvolvedores principais em projetos de criptomoedas descentralizados, quando na verdade existe autonomia pelos peers em tomar suas próprias decisões e sempre verificar uns aos outros.
Cardano está crescendo em contratos inteligentes
Apesar dos problemas catastróficos recentes na testnet da Cardano e atraso no lançamento do hardfork Vasil, que vem colocando à prova a credibilidade dos investidores no projeto, o ecossistema da ADA vem crescendo constantemente nos últimos dias.
Entusiastas afirmam que cerca estão sendo emitidos 5 contratos inteligentes diariamente no último mês, desde o dia 20 de julho. Atualmente já são 3.092 smart contracts rodando na rede, na expectativa da atualização.
Leia mais: