Cointimes
Criptomoedas

“Tether não é o próximo alvo da SEC”, diz CTO da Bitfinex

sec

SEC

O chefe de tecnologia da Bitfinex Paolo Ardoino resistiu aos rumores de que a stablecoin USDT da empresa poderia ser o próximo alvo da Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM dos EUA. O executivo da Bitfinex insiste que a Tether stablecoin, cuja capitalização de mercado já ultrapassou US$ 20 bilhões, é um criptoativo devidamente registrado e regulamentado.

A suposta campanha de desinformação

Rumores circulam nas redes sociais de que o USDT pode cair em uma situação semelhante à do token XRP de Ripple. Imediatamente após a SEC entrar com um processo para acusar a Ripple por supostamente violar o Securities Act, a cotação do token XRP despencou. Além disso, muitas exchanges de criptomoedas retiraram o token.

O analista e CEO da CryptoQuant Ki Young Ju tuitou que afirmou que a USDC era “mais legalmente regulamentada” que a Tether, e poderia tomaria seu lugar. Complementando ainda que se a USDT fosse o próximo alvo da SEC, a corrida de touros do Bitcoin seria afetada.

No entanto, em sua resposta a Ki Young Ju, Ardoino descarta os rumores e acusa o analista de espalhar desinformação. O CTO prossegue, afirmando que a stablecoin da empresa segue exatamente as mesmas regras de suas concorrentes. Em um tweet, Ardoino diz:

“Lembrete: o Tether é registrado e regulamentado pelo FinCEN (Rede de Combate a Crimes Financeiros dos EUA) como todos os concorrentes centralizados. Regras estritas de KYC/AML (medidas de ‘conheça seu cliente’ e contra lavagem de dinheiro) são aplicadas a todos os usuários diretos da Tether, como os outros emissores principais estão fazendo. Menos regulamentado é apenas FUD (medo, incerteza e dúvida). Pergunte a si mesmo quem se beneficia com a divulgação dessas informações incorretas?”

SEC não está mirando a USDT

Embora os bitcoiners tenham expressado preocupação há muito tempo sobre a auditoria do USDT ou a falta dela, alguns, como o economista Alex Kruger, insistem que a SEC não terá como alvo a stablecoin tão cedo.

Em sua resposta à especulação de Ju de que o Tether é o próximo na lista do regulador dos EUA, Kruger argumenta que a “SEC não teria como alvo o Tether” porque as emissões do stablecoin “não estão relacionadas a títulos não registrados e cairiam sob a responsabilidade de uma agência diferente.”

Da mesma forma, o advogado Jake Chervinsky acredita que é improvável que a SEC seja a agência que irá atrás do USDT porque stablecoins “são as coisas mais difíceis de classificar como um título.” Em vez disso, Chervinsky acredita que a Procuradoria Geral de Nova York, que já está perseguindo Tether em uma investigação da Lei Martin, está em melhor posição para agir.

Ainda assim, resta saber se as últimas observações de Ardoino vão pôr fim aos rumores persistentes sobre o stablecoin USDT. Ju posteriormente agradeceu os esclarecimentos.

Veja também: Quantos bilhões de dólares a Ripple perdeu com queda da XRP?

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile