“ A web evoluiu para um motor de injustiça e divisão; balanceada por poderosas forças que usam-na para seus próprios interesses(agendas)” essa é a frase do criador da internet como vemos hoje, Tim Berners-Lee. Para ele é necessário descentralizar a web, por isso ele criou a empresa inrupt.

Em 1990, enquanto ainda trabalhava para o CERN, Tim foi responsável pela criação da web, um protocolo que visava melhorar a comunicação e troca de arquivos entre pesquisadores. Com links uniderecionais e código aberto, a World Wide Web tomou o mundo.

Entretanto, o criador da web percebeu que sua visão de rede conectada não foi completamente realizada, para ele ainda há muita fricção no movimento dos dados e em como eles são aproveitados pela companhias.

É por isso que ele lançou a empresa Inrupt, que está trabalhando em um sistema construído em cima da web e que permitirá a integração e manuseamento de todos os dados em um só lugar – os Pods.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

O uso massivo dos Pods diminuiria a fricção entre os dados, além de dar controle ao usuário sobre todas as informações do seu perfil.

Lee,John Bruce( ex-CEO da Quickcomm e vice-presidente da Symantec) e um grupo de nerds do MIT estão trabalhando na “fase 2” da Web.

Por enquanto o uso do sistema da Inrupt parece feito apenas para pessoas mais técnicas, a interface ainda se parece com as dos anos 90 – pelo menos no pod de teste. Apesar disso, a proposta de Lee é no mínimo interessante e vem um ótimo momento.

Com o Facebook, outras mídias sociais e gigantes do mundo Tech perdendo confiança do público, já está mais do que na hora de alternativas surgirem. Será que Lee conseguirá ser tão bem sucedido com a Inrupt como foi com a Web?


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!