Cointimes
Segurança

“Tinder do Bitcoin” o lugar perfeito para sequestros e golpes, entenda

Tinder e Bitcoin

Já pensou em encontrar o amor da sua vida que compartilhe da sua paixão com criptomoedas e bitcoin? Essa é a proposta do “Tinder do Bitcoin”, um novo site que pode se tornar uma dor de cabeça maior que qualquer casamento ou namoro para os bitcoiners.

Love is Bitcoin, o tinder do BTC

Love is Bitcoin é o tinder das criptomoedas, sua proposta é criar uma nova geração de “casais soberanos”. Nele, os bitcoiners podem procurar por parceiros, colocar informações pessoais na rede e esperar um match perfeito. 

O site afirma que os interessados devem comprovar sua paixão por bitcoin, enviando uma pequena transação de criptomoeda equivalente a alguns centavos de dólar. 

Mas nem tudo é amor no mercado de criptomoedas. O dinheiro desperta paixões quase tão grandes quanto o próprio BTC, não é por outro motivo que vemos tantos golpes e golpistas no mercado cripto e no financeiro. 

Tinder original é contra a ideia

Por esse motivo é que o Tinder, com mais de X milhões de usuários, recomenda não enviar dinheiro ou informações financeiras no app. 

“Nunca mande dinheiro ou compartilhe informações financeiras”, recomenda o Tinder em sua página oficial. 

O app ainda recomenda que não seja enviada transações bancárias, pois elas são difíceis de reverter. Se no setor bancário é complexo reverter uma transação, com o bitcoin é praticamente impossível. 

“Nunca envie dinheiro, especialmente sobre transferência bancária, mesmo que a pessoa afirme estar em uma emergência. Dinheiro de fiação é como enviar dinheiro — é quase impossível reverter a transação ou rastrear para onde o dinheiro foi. Nunca compartilhe informações que possam ser usadas para acessar suas contas financeiras. Se outro usuário pedir dinheiro, denuncie-nos imediatamente.” – afirma o Tinder. 

A relação amorosa envolvendo bitcoin pode causar muitos prejuízos financeiros. 

Cuidado com o sequestro e a engenharia social

Esse tipo de aplicação também permite a coleta de dados dos bitcoiners e facilita a atuação de criminosos. Com a utilização de imagens vazadas de bancos de dados, bitcoins roubados e um pouco de malandragem, o Bitcoin is Love pode virar uma ferramenta de engenharia social. 

A engenharia social é a manipulação de psicológica de pessoas para que elas ajam ou executem ações detrimentais a ela ou a outro. 

“As pessoas são propensas a pegar atalhos mentais. Eles podem saber que não devem dar certas informações, mas o medo de não ser legal, o medo de parecer ignorante, o medo de uma figura de autoridade percebida – tudo isso são gatilhos, que podem ser usados por um engenheiro social para convencer uma pessoa a anular procedimentos de segurança estabelecidos.” – explica o hacker Kevin Mitnick. 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile